• Notinhas e mistérios da semana

    PETINHADAS do Dr.Pêta no JP

    *** O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), agitou “todos os meios”, principalmente políticos e jornalísticos, e atraiu para si a atenção da imprensa nacional, no fim de semana passado, com sua fala na aula magna do curso de Direito da Faculdade UNDB!!! Quem viu o vídeo ficou dividido entre os que acham que ele apenas fez uma brincadeira, sem maiores consequências, ao ‘indicar’ uma vice (Teresa Helena Barros) para Felipe Camarão, e aqueles que entendem que na realidade o ministro fez um autêntico lançamento político do vice-governador Felipe Camarão para as eleições estaduais, agindo como um autêntico ‘cabo eleitoral’!!! Um jornalista da mídia nacional chegou a comentar que Flávio Dino havia deixado o cargo de governador do Maranhão, mas que a liderança política exercida em dois mandatos ainda não havia saído de dentro dele…!!! Vai daí que ele não se conteve e lançou Camarão para as eleições de 2026, aproveitando para brincar com Teresa para vice, por ter sido aplaudidíssima ao ter seu nome citado no evento!!!

    *** Como era de se esperar, o frisson foi grande, mas os aplausos da plateia ao lançamento de chapa de Camarão ao governo não deixam dúvida quanto às intenções da fala do magistrado do Supremo!!! Dessa maneira, por esse ângulo de entendimento, o ministro teria feito não apenas a mera sugestão de nomes como estaria, na verdade, desempenhando o papel de mentor do processo sucessório que já se avizinha!!! Este assunto remete à entrevista que o ex-presidente José Sarney concedeu à revista Veja, ocasião em que disse, com todas as letras, que estamos vivendo “um excesso de judicialização da política e de politização da Justiça”!!! Sarney acrescentou, ainda, que, quanto ao Supremo e à Justiça, queria usar “a palavra do ministro Nelson Jobim, que foi quem detectou, em primeiro lugar, esse processo de judicialização da política!!! Para Jobim, o Judiciário não ficou imune a ele nem à politização da Justiça”!!! E disse mais: “Os partidos têm muita culpa nesse processo, porque começaram a fazer decisões, que deveriam ser da classe política, serem submetidas à Justiça!!! Os juízes, julgando questões políticas, evidentemente tiveram que adotar posições políticas!!! Castelo Branco, primeiro presidente do período militar, disse algo que vale até hoje, quando alertou que o Exército tivesse cuidado com as vivandeiras de quartel!!!

    *** Para Sarney, a Justiça e os partidos políticos também devem ter cuidado com as vivandeiras que ficam instigando esses processos que levam a democracia a ser envolvida…!!! As ponderações de Sarney feitas à revista Veja bem que poderiam servir de lições ao ministro Flávio Dino, que, ao que tudo indica – e os fatos vêm demonstrando –, tem sido apresentado, sem contestar, e, dessa forma, ‘exercido’ o papel de mentor político do grupo que se diz “dinista” no Maranhão, nele incluído o vice-governador Felipe Camarão!!! Não creditamos, todavia, que este seja o melhor caminho para a democracia brasileira pois esse envolvimento político tem o condão de retirar do magistrado a essência de sua atividade jurisdicional que reside, exatamente, em sua imparcialidade!!! A politização da Justiça, definitivamente, não faz bem para a saúde da democracia!!!

    *** Enquanto isso, o clima que envolve Felipe Camarão e o Palácio dos Leões ficou mais complicado ainda, depois de uma semana em que o vice-governador se viu envolvido em episódios que o colocaram em situação delicada!!! Prints vazados de uma suposta conversa de Felipe com um “ilustre-desconhecido-blogueiro” dificultaram ainda mais o cenário para Camarão!!! O vice-governador negou com veemência a autenticidade dos prints da conversa com o blogueiro Victor Landim, dono da página “Meu Maranhão” no Instagram e responsável pelos blogs ‘meumaranhao.com.br’ e ‘metropolesmaranhao.com’!!! Segundo a publicação feita pelos canais ligados a Landim, Felipe teria proferido ofensas com teor machista e misógino contra a deputada estadual Mical Damasceno!!! A repercussão foi imediata e causou de pronto reação do petista!!! Felipe emitiu nota classificando a publicação como “criminosa” e assegurando que jamais trocou qualquer mensagem com o suposto autor da conversa!!! “Repudio veementemente essa publicação criminosa feita por um blog atribuindo a mim suposta conversa pelo aplicativo WhatsApp com declarações ofensivas e misóginas à deputada Mical Damasceno. Informo que tais prints são falsos e que em nenhum momento tive a referida conversa. Informo ainda que as medidas legais serão tomadas o quanto antes e o referido ‘blogueiro’ terá que responder na Justiça por tais atos”, afirmou Camarão!!!

    *** Foi um ‘prato cheio’ para aqueles que defendem a permanência de Carlos Brandão no governo até o fim do mandato!!! E uma ducha de água fria para os pregadores da união do ‘Grupão Dino-Brandão”!!! O que não faltou foram matérias condenando Camarão e notas oriundas do ‘Poder Rangedor’, de apoio e solidariedade à deputada Mical, que, recentemente, inclusive, já havia tido outro entrevero com o vice-governador!!!

    *** O que houve para, de repente, o clima de união, que vinha tendo avanços, desgringolar???!!! O próprio Felipe Camarão parece não entender!!! No dia da abertura do recente encontro de Brandão com os prefeitos estava tudo bem!!! Felipe havia tomado café da manhã, na casa da vice-governadoria, no Turu, com pessoas muito próximas e de confiança do governador, inclusive familiares!!! “Tinha sido um encontro muito bom, em que Felipe chegou a ser tratado como futuro governador…, e teve até sugestões de como deveria agir em relação ao pessoal de Brandão”, revelou ao Colunaço do Pêta uma fonte que teve acesso a ‘tudo que rolou’ naquele café da manhã!!! “Felipe estava super animado com a conversa”, acrescentou a fonte!!! Horas depois, à tarde, veio o pedido de vistas do ministro Alexandre de Moraes, coincidentemente, depois de o placar no STF apresentar 4 a 0 a favor da legalidade da eleição da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale!!! Três ministros tinham votado e acompanhado o voto da relatora Càrmen Lúcia!!! O pedido de vistas de Moraes estourou como uma bomba no Palácio dos Leões!!! Não demorou muito, vieram as declarações de alta repercussão do governador Carlos Brandão, em Bacabal e Cajapió!!! Daí pra frente o esforço de união desandou e o clima só pirou diante dos últimos acontecimentos que envolveram Felipe Camarão!!! Agora, entre os ‘brandonistas’, a conversa é uma só: Orleans Brandão!!! Já o vice-governador parece (PARECE!!!) ter se convencido de que o melhor a fazer, agora, é pegar um ‘pé de pato’, um “óculos underwater”, um ‘tubo respirador’ e ‘mergulhar’ bem fundo até que a ‘poeira baixe’!!! Uma informação de bastidor obtida por Dr. Pêta dá conta de que Felipe já teria comentado, inclusive, que vai seguir Brandão e só falar em eleição em 2026!!! Se verdade, é uma boa decisão; afinal, Camarão estava realmente muito ansioso e colocando a corroça à frente dos bois, antecipando-se em manifestações que só o governador, como líder do processo, pode fazer!!!

    *** O deputado Nikolas “pisou na bola” no anúncio da ação que pretende mover contra Flávio Dino por causa da fala política do ministro do STF em uma aula Magna em São Luís, sugerindo uma chapa ao governo do Maranhão nas próximas eleições!!! Nikolas procurou o caminho errado!!! O Conselho Nacional de Justiça não tem jurisdição sobre o Supremo!!! O inverso, sim!!! A ação do parlamentar bolsonarista é como pedir a um cabo que tome providências contra um sargento!!!

    *** E olha essa!!! Um doutor da “Grande Ilha”, que financia um curso de Medicina para a amada, frequentava com ela uma badalada academia de ginástica da cidade!!! Treinos vão, treinos vêm, eis que o doutor, sem muito tempo, passa a faltar às malhações!!! Não demorou muito, a ‘gata’ trocou o namorado pelo personal!!! E assim, diante do “falatório generalizado” de que ele não era o primeiro nem será o último – academia é igual salão de beleza hahahahaha -, o doutor mudou de academia para “curar o trauma”!!! Pense!!!

    *** Rapaz, “vira e mexe” Caxias aparece com “notícias” que dão o que falar!!! A última aconteceu essa semana, quando a classe política se deparou com uma orquestração do presidente da câmara, Ricardo Rodrigues, junto com o colega vereador Mário Assunção, para antecipar a eleição de 2026 da mesa diretora da casa!!! E na chapa: Assunção como presidente e Rodrigues como vice; ou seja, apenas invertendo os cargos dos dois!!! A jogada, em andamento na câmara, é inconstitucional, já que o ano ainda não virou!!!

    *** Rapaz, se tem uma coisa que rende mais que prêmio de rifa em festa de igreja é a “sorte” da secretária da Mulher de Presidente Médici!!! O ‘bingo da discórdia’ foi parar no centro das atenções depois do sorteio de uma máquina de lavar no Dia das Mães; prêmio que, adivinha, foi parar no colo da ‘mãe da secretária’!!! Isso mesmo!!! Pior que, diante de tamanha coincidência, o povo da cidade (que não dorme no ponto) revelou que essa sorte vem de longe!!! Em 2023, em outro sorteio promovido pela pasta da Mulher, quem levou a melhor foi……, a tia dela!!! No mesmo embalo, a sogra saiu ganhando, a mulher do cunhado do marido também foi premiada, e, para fechar a coleção, teve até a comadre ‘abençoada’ com um brinde!!! É, meu amigo, pense numa árvore genealógica de sorte!!! É a “Sorte Premiada Familiar”!!! Parece nome de campanha de loja, mas é só a nova tradição municipal de Presidente Médici, hahahahahaha!!!!

    *** E aquela ‘problemática-ansiosa’ que saiu de casa pra fazer a unha em um salão conhecido aqui da ‘Grande Ilha’!!!??? Pois é…, a dona não teve paciência de esperar e ‘partiu pra cima’ da manicure!!! Pense num ‘balacobaco’!!! Pior que agora os outros salões estão querendo saber quem é, pra barrar a entrada da ‘dondoca’!!! ‘Unha’ pra ela agora só delivery…, e olhe lá!!!

    *** Uma comissão de moradores da Cohab chama a atenção dos vereadores da capital para que ajudem a enfrentar, por meio do legislativo municipal, uma onda de assaltos, furtos e proliferação de uma Cracolândia naquela região!!! Caso não sejam atendidos, os moradores decidiram que vão barrar a turma que leva zumba, entrega peixes e cestas básicas para a população e depois das eleições ‘vaza’ de lá, sem contribuir em nada para o desenvolvimento do bairro!!! A ideia, segundo informaram ao Dr. Pêta, é conversar diretamente com o prefeito Eduardo!!! Vixi!!! O recado tá dado!!!

    *** E pra fechar…

    MISTÉRIO

    *** Por que será que logo depois de um café da manhã na vice-governadoria, no Turu, que reuniu Felipe Camarão e pessoas de confiança do governador Carlos Brandão, inclusive familiares, o grupo palaciano foi surpreendido com um pedido de vistas do ministro Alexandre de Moraes no caso da Alema???!!!

    *** Será que, depois de se ver envolvido em confusões, essa semana, o vice-governador Felipe Camarão vai mesmo falar em eleição só em 2026, seguindo a ‘Linha Brandão’???!!!

    *** Quem é o presidente de Câmara da região dos Cocais que quer antecipar para agora as eleições de 2026 da Mesa Diretora da casa, manobrando com o vice para que os dois apenas invertam os cargos na nova chapa???!!!

    *** Quem é a parlamentar que “trocou as bolas”, parabenizou a Liberdade como Bairro de Fátima, e, depois da gafe, quis dar a entender que foi um teste para ver se os colegas estavam atentos??? ‘Rapá’!!! Só muita ‘borracha’!!!

    Deixe uma resposta