Projetos de Felipe dos Pneus sobre empreendedorismo rural e Alzheimer aprovados nesta terça, 24

O deputado estadual Felipe dos Pneus tem ganhado da população maranhense o título de “jovem trabalhador”. Um reconhecimento pelo desempenho na Assembleia Legislativa em menos de 2 anos de mandato. E mais uma vez fica evidente a dedicação do parlamentar.

Uma semana após ele vencer as eleições no município de Santa Inês com 2.993 votos a frente do segundo colocado, Felipe tem 2 projetos de lei aprovados por unanimidade na Assembleia Legislativa. “O político não pode parar. Está em suas mãos não só a representatividade e sim o cuidado e zelo para com o povo. O que faço não é nada mais do que minha obrigação, mas faço meu trabalho dando o meu melhor. Porque é preciso valorizar nossa gente” – destaca Felipe dos Pneus.

O PL Nº 540 de 2019 estabelece as diretrizes do Programa Estadual Jovem Empreendedor Rural. Já o Projeto de Lei Nº 92/2020 estabelece as diretrizes para a política estadual de enfrentamento à doença de Alzheimer e outras demências. Agora, os dois projetos seguem para Sanção do Governador, Flávio Dino (PC do B).

O enfrentamento à doença de Alzheimer e outras demências
De acordo com o texto do PL 92, “a Secretaria de Saúde poderá e deverá desenvolver campanha de orientação e conscientização em clínicas, hospitais públicos e privados, postos de saúde estaduais, com informações sobre as doenças que ocasionam perda de funções cognitivas associadas ao comprometimento da funcionalidade da pessoa acometida”. O projeto também incita que “o enfrentamento das demências observará os seguintes princípios fundamentais, respeitada a vontade dos indivíduos ou de seus representantes legais:

I – integrar os aspectos psicológicos e sociais ao aspecto clínico de cuidado do paciente;
II – oferecer um sistema de apoio para ajudar a família a lidar com a doença do paciente, em seu próprio ambiente;
II I- oferecer um sistema de suporte para ajudar os pacientes a viverem o mais ativamente possível;
IV – usar uma abordagem interdisciplinar para acessar necessidades clínicas e psicossociais dos pacientes e suas famílias.”.

Programa Estadual Jovem Empreendedor Rural

Após ser sancionado pelo Governador, o PL 540 determina que o programa vai oferecer educação empreendedora, para despertar no jovem a visão das potencialidades rurais; capacitação técnica na produção, comercialização e gestão financeira do empreendimento rural; acesso ao crédito, incentivando o surgimento de novos negócios rurais e/ou manutenção daqueles já existentes; e, difusão de tecnologias no meio rural.

Os jovens que serão atendidos pelo programa devem ter idade entre 16 e 29 anos e pertencer a famílias em situação de baixa renda.

O jovem parlamentar diz que por meio deste programa a economia poderá ser fortalecida na retomada após a pandemia. Ou, será um suporte de manutenção caso possa se fortalecer a “segunda onda do Covid-19”. “É preciso incentivar o pequeno produtor principalmente neste momento de grande desemprego. A agricultura vai manter o alimento na zona urbana e gerando renda para o homem do campo. Acredito que o Governador será sensível a esta causa e logo, logo esse programa será realidade” – conclui.

Deixe uma resposta