Valdemar Costa Neto passou a acreditar na possibilidade de que Jair Bolsonaro pode escapar da prisão, mesmo com todos os processos e investigações que pesam contra ele.
Em meio à delação do ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, e ao avanço dos inquéritos da Polícia Federal, o presidente do PL acredita que o impacto político de uma eventual prisão deve ser considerado não só por membros do governo Lula, mas pelo próprio Supremo Tribunal Federal (STF). Em sua leitura, Bolsonaro pode se tornar um “mártir” e ganhar tração se for parar atrás das grades.
Já o sentimento no PL é distinto sobre uma nova condenação do ex-presidente na esfera eleitoral. Integrantes do partido relataram à coluna que esperam uma derrota de Bolsonaro no julgamento que será retomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira.
A corte eleitoral analisa se o ex-presidente e o candidato a vice de sua chapa, o general Walter Braga Netto, cometeram abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência, em Sete de setembro de 2022. Até o momento, dois ministros votaram a favor da condenação e um contra. (O Globo)