Em clima de unidade, a oposição de Caxias estabeleceu uma data, 8 de março do próximo ano(Dia Internacional da Mulher), para anunciar o candidato a prefeito que enfrentará o grupo do prefeito Fábio Gentil.
O ex-deputado Adelmo Soares, um dos pré-candidatos a prefeito, retirou sua candidatura e deve ser vice na chapa. De oito pré-candidatos inicialmente da oposição, apenas três nomes estão no páreo agora: o deputado federal Paulo Marinho Jr., o vereador Daniel Barros e o ex-secretário Catulé Jr.
Entre os critérios estabelecidos em carta, segundo apurou o blog do John Cutrim, para a escolha do nome da prefeito da oposição, esses são os principais:
1.Pesquisa qualitativa e quantitativa levando em consideração principalmente rejeição.
2.Estrutura financeira
3.Base aliada de partidos número de partidos
4.Grupo político com pré-candidatos a vereador
5.Voto interno dos membros da oposição.
A pesquisa deve ser realizada depois do carnaval. O nome que estiver melhor dentro desses critérios será o candidato da oposição, unida, para enfrentar o candidato do prefeito Fábio Gentil, o seu sobrinho Gentil Neto.
O governador Carlos Brandão tem preferência pelo nome da presidente do PSDB, Lycia Waquim, filha da secretária-chefe de Gabinete do Governo do Maranhão, Luzia Waquim. No entanto, Fábio Gentil tem resistido à indicação de Brandão e deve bater o pé pelo sobrinho, já que alega não ter perdido eleição na cidade. Com a resistência de Gentil em apoiar Lycia, o governador pode adotar uma posição de neutralidade na eleição de Caxias.