Um acidente na ponte de Estreito, entre o Maranhão e o Tocantins, na tarde deste domingo (22), resultou na morte de uma jovem de 25 anos e de um homem de 42 anos, que também estava em uma motocicleta, além de deixar seis pessoas desaparecidas.
Segundo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), além das motos, um carro de passeio com um homem, uma mulher e uma criança também caiu da ponte. O homem foi socorrido e está internado no Hospital de Estreito, sem risco de vida. No entanto, a mulher e a criança permanecem desaparecidas.
Um mototaxista, identificado como Marçon Gley Ferreira, de 42 anos, foi a segunda vítima confirmada do desabamento da ponte que liga os estados do Maranhão e Tocantins. Ele estava atravessando a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira no momento do colapso. A passageira que estava com ele segue desaparecida. A primeira vítima do acidente foi uma mulher de 25 anos, identificada como Lorena, que estava em outra motocicleta.
Oito pessoas continuam desaparecidas, que incluem duas crianças, duas mulheres e quatro homens. Na hora do acidente, três motocicletas, duas carretas e um carro de passeio estavam atravessando a ponte. O motorista do carro foi resgatado e encaminhado ao Hospital Municipal de Estreito, onde recebe atendimento. No entanto, os motoristas das duas carretas permanecem desaparecidos.
As buscas foram suspensas após a Defesa Civil informar que dois caminhões envolvidos no acidente estavam transportando produtos perigosos. Um dos caminhões continha ácido sulfúrico, enquanto a carga do outro ainda precisa ser confirmada. Devido à natureza do material, as operações de resgate foram interrompidas até que uma equipe especializada de mergulhadores dos Bombeiros chegue de Palmas para avaliar a situação.
As autoridades seguem monitorando a situação e priorizando a segurança de todos os envolvidos.
Sobre o acidente
Uma ponte entre os estados do Maranhão e Tocantins desabou neste domingo (22). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), três caminhões caíram na água no desabamento e uma pessoa morreu.
O desabamento aconteceu na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que fica entre as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins. A ponte é uma ligação importante entre os dois estados e passa sobre o rio Tocantins.
Imagens feitas por celular mostram o momento da queda da ponte e a situação após o desabamento.
De acordo com a PRF, as informações iniciais apontam que três caminhões estavam sobre a ponte no momento do colapso. Uma jovem de 25 anos foi encontrada morta, e outras duas foram socorridas e encaminhadas a um hospital da região, outras 5 pessoas estão desaparecidas. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) o desabamento aconteceu porque o vão central da ponte, com 533 metros de extensão, cedeu. A causa do desabamento ainda vai ser investigada, de acordo com o órgão.
Com o desabamento, o trecho está completamente interditado. Em nota, DNIT informou uma rota alternativa.
“Os usuários devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis/TO a Luzinópolis/TO, chegar na BR-230/TO e seguir até o km 101 (cidade de São Bento/TO). Em seguida pegar a direita, sentido Axixá/TO e Imperatriz/MA.Maranhão: Os usuários devem acessar a BR-226/MA em Estreito/MA até Porto Franco/MA. De Porto Franco/MA os usuários devem seguir pela BR-010/MA até Imperatriz/MA”.
O governo estadual informou que mobilizou equipes para o local para as buscas de possíveis vítimas e que está dando suporte para os motoristas que precisam fazer o desvio. (Do G1)