O juiz do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) Ney Bello, aliado de longas datas do futuro ministro do STF Flávio Dino, é um dos favoritos em uma futura vaga no STJ (Superior Tribunal de Justiça) destinada aos tribunais federais.
Na disputa pelo STJ no ano passado, Ney Bello, aliado do ministro do STF, Gilmar Mendes e de Dino, figurou entre os quatro da lista à Corte. No entanto, não conseguiu superar as diferenças com o ministro Nunes Marques, consideradas essenciais por Bolsonaro para a indicação, e Bello acabou sendo preterido.
Gilmar defendia a nomeação de Ney Bello para uma das duas vagas abertas em 2022 para magistrados da segunda instância federal. Os escolhidos acabaram sendo os desembargadores Messod Azulay e Paulo Sérgio Domingues.
Em 2024, Ney Bello tem grandes chances, já que contará com a influência de peso de Flávio Dino junto ao presidente Lula, além de outro forte cabo eleitoral que é o próprio Gilmar Mendes.
Para constar, Ney Bello, com sua influência junto aos poderes em Brasília, ajudou ao lado de outras figuras importantes do poder central na campanha que viabilizou o nome de Dino ao STF.
Vale lembrar que Flávio Dino e Ney Bello são maranhenses e amigos de longa data, desde os tempos de juventude. Bello sempre esteve junto de Dino ao longo da sua trajetória jurídica e política.