A vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, participou, nesta segunda-feira(15), da solenidade de implantação da Patrulha Maria da Penha na cidade de Pinheiro. O evento aconteceu no auditório do campus da UFMA com a presença de militares e autoridades públicas, entre elas, o secretário estadual de segurança pública, Coronel Silvio Leite.
O serviço da Patrulha, executado pela polícia militar, vai garantir a segurança de mulheres vítimas de violência doméstica e fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça.
“É mais uma vitória para as mulheres de Pinheiro, para nós que estamos vulneráveis a todos os tipos de violência. Estou muito feliz pela nossa cidade ter sido contemplada com a Patrulha”, declarou Ana Paula.
A Patrulha Maria da Penha foi lançada no Maranhão há cinco anos, começando por São Luís. Com a implantação em Pinheiro, o serviço agora atua em dez municípios maranhenses.
Baixada
A sede da Patrulha Maria da Penha vai funcionar no 10º Batalhão de Polícia Militar pinheirense e atender, também, ocorrências de violência doméstica dos municípios de Pedro do Rosário e Presidente Sarney.
O serviço será comandado pela tenente Ana Silva e contará com o apoio da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica no Maranhão, formada pelo poder público, Ministério Público estadual e sociedade civil.
As vítimas ou testemunhas de casos de violência doméstica podem solicitar ajuda da Patrulha Maria da Penha, em Pinheiro, pelo número (98) 97028-2714. O atendimento vai funcionar das 8h às 19h, durante a semana, e aos fins de semana das 14h às 02h.