Uma comissão será criada para discutir mudanças no regimento da Câmara Municipal de São Luís. O assunto foi algo de debate entre os vereadores da capital na sessão desta segunda-feira(7) e a proposta do vereador Raimundo Penha(PDT) da criação de uma comissão com seis membros para tratar do assunto foi acatada pelo presidente Paulo Victor(PSB).
Entre as alterações do regimento da Casa, como o regime de urgência de projetos, está a possibilidade de antecipação da data da eleição da Mesa Diretora. O vereador Astro de Ogum (PCdoB) defendeu que a eleição seja em novembro do próximo ano, conforme estabelece os tribunais superiores.
Na ocasião, vereador Daniel Oliveira (PSD) fez um discurso onde antecipou seu voto ao colega Beto Castro (Avante) para presidir a Casa no biênio 2027/28. Beto já conta com o apoio declarado do atual presidente Paulo Victor (PSB) e do vereador Marlon Botão (PSB).
Ainda durante a sessão, o tema da antecipação da eleição da presidência da Câmara foi alvo de ponderação de alguns vereadores alegando que é muito cedo e o debate que deve dominar o legislativo nesse momento são os problemas da cidade.
Pelo menos três nomes, até o momento, são apontados como candidatos para substituir Paulo Victor: Beto Castro (Avante), Marquinhos (União Brasil) e Concita Pinto (PSB), atual 1ª vice-presidente. Beto conta com o apoio de Paulo Victor e seu grupo. Concita Pinto, por sua vez, tem a simpatia do Palácio dos Leões por ter um bom relacionamento com o casal Marcus Brandão e Audreia Noleto. Já Marquinhos, que abriu mão da disputa na eleição passada, desta vez promete ir até o final.
Outros nomes que são da relação próxima do governador Carlos Brandão são os vereadores André Campos e Gaguinho, que também seriam opções do Palácio em outro cenário. A dúvida é saber se PV baterá de frente com os Leões mantendo a candidatura de Beto Castro para sucedê-lo ou recuará diante de uma possível intervenção dos Leões caso não haja unidade na Casa.