• Após bom desempenho em debate da TV Difusora, Edivaldo aparece à frente de Lahesio em pesquisa

    O bom desempenho de Edivaldo Holanda Jr., no debate da TV Difusora, fez com que o ex-prefeito de São Luís aparecesse à frente do também ex-prefeito e médico Lahesio Bonfim na pesquisa IPEC(ex-Ibope) de governo do estado, divulgada pelo sistema Mirante, na noite desta terça-feira(23).

    De acordo com o levantamento, Edivaldo já aparece na terceira colocação com 14% das intenções de votos, enquanto Lahesio figura apenas em quarto, com 10%.

    O atual governador Carlos Brandão lidera com 28% das intenções de votos, seguido do senador Weverton que tem 16%.

    Nas pesquisas até então divulgadas por outros institutos, Lahesio sempre estava à frente de Edivaldo. Agora a ordem mudou.

    Edivaldo foi, ao lado de Simplício Araújo, apontado pela mídia e nas redes sociais como o melhor no debate da TV Difusora. Por outro lado, o candidato bolsonarista Lahesio Bonfim se comportou de forma regular, muita das vezes com propostas genéricas e falas rasas carentes de conteúdo e profundidade.

    A pesquisa IPEC, que tem registro com o número MA-06254/2022, ouviu 800 eleitores nos dias 17 a 23 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiabilidade é de 95%.

    Veja a pesquisa completa Aqui

    Respostas de 3

    1. Levantamento com apenas 800 eleitores foi realizado sem as áreas em que os eleitores foram ouvidos, mas o instituto – formado por ex-diretores do Ibope – mesmo assim, teve a divulgação autorizada pela Justiça Eleitoral
      Quem acessou o registro da pesquisa do Instituto Ipec realizada com apenas 800 eleitores maranhenses – divulgada na noite desta terça-feira, 23, pela TV Mirante – e tentou saber em quais municípios ela foi realizada, encontrou a mensagem acima no site do Tribunal Superior Eleitoral.
      Segundo a própria Justiça Eleitoral, o levantamento “não possui arquivo de bairros/municípios”.
      Os dados sobre as localidades pesquisadas não foram encaminhadas ao TRE- que aceita este tipo de dinâmica com base na lei eleitoral, obrigando o instituto a entregar a lista de localidades pesquisadas depois da divulgação – por que ela foi vendida como sendo do Maranhão, mas não aponta em que municípios foi feita.
      uriosamente, o ex-prefeito Lahésio Bonfim (PSC) – que o próprio Palácio dos Leões diz há meses que está disputando o segundo lugar – apareceu em quarto, com meros 10%, atrás do ex-prefeito da capital, Edivaldo Júnior, com 14%.
      O levantamento divulgado na Mirante causou espanto até mesmo em aliados do governador-tampão; muitos ligaram ao blog Marco Aurélio d’Eça para levantar questionamentos sobre o resultado.
      Os 800 eleitores ouvidos pelo IPEC – instituto criado por ex-diretores do extinto Ibope – foram ouvidos entre os dias 17 e 23 de agosto

    Deixe uma resposta