A Azul informou que encerrou as operações em 14 cidades em todas as regiões do país, entre elas Barreirinhas(MA). Delas, 13 só tinham voos comerciais de passageiros pela empresa e, agora, ficarão sem opções, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A decisão da empresa, que passa por um Chapter 11, semelhante ao processo de recuperação judicial, veio de uma “reavaliação de suas operações”, ajustando a operação diante da oferta e demanda de passageiros, informou em comunicado.
Segundo a Azul, o encerramento das operações foi gradual, iniciando em janeiro e finalizado em março. Algumas dessas rotas eram operadas por sua subsidiária Azul Conecta, que opera com aviões monomotores com capacidade para até nove passageiros.
Confira as cidades que deixarão de ter voos da Azul:
Ceará
- Crateús
- São Benedito
- Sobral
- Iguatú
Rio de Janeiro
- Campos dos Goytacazes
Santa Catarina
- Correia Pinto
- Jaguaruna (única que segue com voos comerciais, pela Latam)
Rio Grande do Norte
- Mossoró
Piauí
- São Raimundo Nonato
- Parnaíba
Goiás
- Rio Verde
Maranhão
- Barreirinhas
Mato Grosso do Sul
- Três Lagoas
Paraná
- Ponta Grossa
Ainda no comunicado, a Azul afirmou que está otimizando rotas operadas atualmente, de forma gradativa, em um processo que chamou de ”adequação da malha”. A empresa afirma que uma série de fatores levam à revisão, como os aumentos dos custos operacionais da aviação, a alta do câmbio e a disponibilidade de frota diante do seu atual processo de reestruturação.
No fim de semana, a companhia divulgou um documento em que confirma a redução de mais de 35% na futura frota, o que levará a uma redução de novos mercados e a uma malha simplificada, permitindo que as equipes comerciais se concentrem no negócio principal. (O Globo)