O Ministro dos Transportes, Renan Filho, cumpriu uma extensa agenda no Maranhão nesta quarta-feira (02). Acompanhado do diretor-geral do DNIT, Fabricio Galvão, ele foi ao estado inaugurar a ponte do km 364 da BR-222/MA, no município de Santa Inês, que foi reconstruída após as chuvas do ano passado. O Departamento ergueu uma nova estrutura com 20 metros de largura e 10 metros de plataforma, representando um investimento de R$ 5 milhões do Novo PAC.
E a nova OAE já está adaptada para atender a restauração do trecho de 157 quilômetros da BR-222/MA a partir do município de Miranda do Norte, passando por Santa Inês até Santa Luzia do Tide, que será restaurada em pavimento rígido (Whitetopping). A Ordem de Serviço para atender este trecho foi assinada também nesta quarta-feira. Importante obra para o estado do Maranhão, com investimento de mais de R$ 620 milhões do Novo PAC, o trecho vai contar com execução de camada de 23 cm de revestimento em concreto, elevação do greide da pista em vários pontos, execução de drenos profundos e melhorias nas travessias urbanas de Arari, Vitória do Mearim, Igarapé do Meio, Santa Inês e Santa Luzia do Tide.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, reafirmou a parceria entre o ministério, o Governo do Maranhão e as prefeituras, pois, segundo ele, para o estado seguir se desenvolvendo, são fundamentais investimentos em infraestrutura viária.
“Fizemos todo o contorno de Timon, recuperamos toda a rodovia na região de Balsas. Em Tasso Fragoso, já concluímos a obra de uma ponte que liga o Maranhão à região produtora de soja do Piauí, que em breve será inaugurada. Estamos duplicando a BR-135 para facilitar a chegada em São Luís. Com todas as obras já concluídas, as em andamento e as que ainda serão realizadas o Maranhão terá muito mais condições de escoar sua produção, diminuindo as distâncias com o porto em São Luís, que é tão importante para o estado e o Brasil”, declarou Renan Filho.
BR-135 – Durante a visita do Ministro ao estado, também ocorreu a vistoria às obras de restauração em Whitetopping da BR-135/MA, entre os municípios de Miranda do Norte e Alto Alegre, passando por São Mateus do Maranhão, um trecho de 74 quilômetros. Mais um grande investimento do governo federal com a aplicação de mais de R$ 380 milhões nesta que é a principal rodovia do estado, com acesso ao porto do Itaqui. Um importante centro logístico para a exportação da soja produzida na região do MATOPIBA, além da importação de combustível para distribuição em boa parte dos estados da região nordeste do país.
Outra importante obra visitada foi a tão sonhada duplicação da BR-135/MA que segue avançando. A comitiva sobrevoou a duplicação da BR-135, no segmento entre o entroncamento com a BR-222 em Itapecurú e o município de Miranda do Norte (lote 3). A autarquia trabalha na execução de 34 quilômetros de rodovia em pista dupla para garantir mais segurança e fluidez ao tráfego nesse que é o único acesso a capital do estado, São Luís. Serão mais de 140 milhões em investimento e esta obra já está com 20% de sua extensão concluída. Ao final desse ano de 2025 teremos 80% executado.
Recuperação da BR-222
Serão reconstruídos 157 quilômetros da BR-222 entre Miranda do Norte, Santa Inês e Santa Luzia. Ao todo, serão investidos R$ 622,8 milhões no Novo PAC para a reconstrução da estrada federal. A obra é de grande importância, pois o trecho em questão apresenta áreas nas quais o pavimento já ultrapassou a respectiva vida útil.
O superintendente do DNIT no Maranhão, João Marcelo Souza, ressaltou a importância da obra. “O novo pavimento que será implantado neste trecho de 157 quilômetros da BR-222 vai beneficiar toda a região de Miranda, Arari, Vitória do Mearim, Igarapé do Meio, Santa Luzia e outras cidades do entorno. É um pavimento que vai ter mais de 20 anos de durabilidade, uma verdadeira revolução para a malha viária maranhense”, frisou.
A restauração da rodovia terá duração de três anos, com início imediato após a emissão da ordem de serviço. Os trabalhos terão início no município de Miranda do Norte e seguirão em direção a Arari e Vitória do Mearim. Os trabalhos de pista começam em 2025 e a conclusão está prevista para 2028.
O prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus, avaliou que a recuperação da BR-222 é fundamental para o desenvolvimento da região. “A BR-222, principalmente essa ponte que foi entregue hoje, impulsiona o desenvolvimento de toda essa região. Ficamos felizes por termos tido uma resposta rápida dos governos federal e estadual quando aconteceram os desabamentos. E, hoje, recebemos o ministro Renan para anunciar novos investimentos. A pavimentação com concreto rígido, conectando toda essa região, vai impulsionar mais ainda o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.
O modelo whitetopping é uma técnica de reabilitação de pavimentos asfálticos com concreto de cimento portland. Neste modelo, o concreto é aplicado diretamente sobre o asfalto, que passa a atuar como uma espécie de sub-base.
Este modelo garante mais durabilidade, semelhante a um pavimento rígido novo, necessidade mínima de manutenção, reaproveitamento da infraestrutura existente, melhora a segurança de rolamento, melhora a visibilidade dos motoristas e economia.
A rodovia federal BR-222 corta o Maranhão, interligando os estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Pará. É uma via de integração regional, pois liga o nordeste ao norte do país.
No Maranhão, com seus 739,30 quilômetros de extensão, juntamente com a BR-316, a rodovia forma um importante ramal rodoviário que dá acesso ao norte do país. Interliga polos agroindustriais importantes como o município de Açailândia, sede de cinco usinas siderúrgicas, possuidor do maior rebanho bovino e maior produtor de arroz do estado.
Nova ponte em Santa Inês
Durante a vinda do ministro Renan Filho ao Maranhão para a assinatura da ordem de serviço para a recuperação da BR-222, também foi liberado o trânsito na nova ponte do KM-363, em Santa Inês. A estrutura é essencial para a mobilidade no local.
A nova ponte construída ampliou a estrutura da anterior para dar mais segurança ao tráfego, evitar alagamentos em caso de cheias e permitir mais agilidade a quem passa pelo local. Antes, a ponte tinha 10 metros de extensão e agora tem 22 metros. A largura passou de 7 metros para 11 metros. A altura também foi elevada em 2 metros. O projeto executado incluiu passarela para dar mais segurança a quem trafega a pé.
As obras da ponte do KM-363, em Santa Inês, foram anunciadas pelo ministro Renan Filho durante vistoria realizada no local, em abril de 2024. A ponte desabou por causa das fortes chuvas que caíram na região naquele período.