• Braga Netto é o primeiro general quatro estrelas a ser preso na história

    Preso agora há pouco pela Polícia Federal como alvo do inquérito do golpe, Walter Braga Netto é o primeiro general quatro estrelas do Exército preso na história do Brasil. Nem na ditadura outro general quatro estrelas havia sido preso. Na época, eles foram mandados para a reserva.

    Braga Netto, ex-chefe da Casa Civil e ex-ministro da Defesa de Jair Bolsonaro, foi detido em Copacabana, onde mora no Rio de Janeiro, e será entregue ao Comando Militar do Leste. Ele ficará sob custódia do Exército. O mandado de prisão preventiva por obstrução da Justiça foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

    A propósito, Braga Netto vai ficar detido no mesmo pelotão que comandou em 2016, nas Olimpíadas do Rio.

    O general da reserva foi candidato a vice de Jair Bolsonaro em 2022 e acabou indiciado pela PF por tentativa de golpe de Estado junto do ex-presidente e outras 38 pessoas. A prisão ocorreu no contexto de uma operação que investiga suspeitos de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin após as eleições de 2022.

    Além de Braga Netto, há mais três generais de quatro estrelas na mira da Polícia Federal: Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira.

    Generais de quatro estrelas investigados — e hoje um deles preso — é uma novidade histórica que o atual Alto Comando do Exército tem que enfrentar. Um deles, em conversa com a coluna, se mostra conformado:

    — Como esse processo de investigação começou aos poucos, no ano passado, o Exército acabou se preparando. É triste ter antigos companheiros envolvidos nestas questões. Mas faz parte. E temos que nos acomodar a essa situação. (Lauro Jardim)

    Uma resposta

    Deixe uma resposta