• Braide amplia Hospital da Criança, que passa a contar com 163 leitos

    A saúde infantil em São Luís acaba de ganhar um importante reforço. Nesta terça-feira (15), o prefeito Eduardo Braide entregou a ampliação do Hospital da Criança, unidade que já é referência em atendimento pediátrico em todo o Maranhão. Com a nova etapa das obras, o hospital recebeu 31 novos leitos, elevando sua capacidade total para 163.

    Antes da inauguração do novo complexo, em 5 de dezembro de 2023, a unidade contava com 85 leitos. Após a primeira reestruturação, esse número subiu para 132 e, agora chega a 163, ampliando significativamente a oferta de atendimento às crianças da capital e do interior do estado. A ampliação reforça a estrutura de alta complexidade do hospital, que já atende especialidades como pediatria, cirurgia, ortopedia e neurocirurgia, além de contar com 29 leitos de UTI pediátrica e quatro salas cirúrgicas equipadas.

    A entrega também contemplou mais espaços como uma brinquedoteca e sala pedagógica, promovendo o direito ao brincar e ao aprendizado, mesmo durante o tratamento. Além de refeitório novo, novas salas para o conforto laboral dos profissionais, postos de enfermagem, climatização e todos os ambientes adaptados para pessoas com deficiência.

    A ampliação foi executada pelas secretarias de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Saúde (Semus). Houve ainda o apoio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), que ficou responsável pelo projeto visual que humanizou o ambiente hospitalar.

    “No dia 5 de dezembro de 2023, entregamos um novo hospital. A capacidade passou de 85 para 132 leitos. Instalamos quatro salas cirúrgicas, colocamos um tomógrafo de última geração e reestruturamos todo o atendimento. Como prefeito, estou extremamente orgulhoso da equipe que atua aqui e muito feliz pelo fato de que, desde a inauguração, nenhuma criança precisou ficar no corredor. Entregar esses 31 novos leitos, em uma estrutura moderna, com ambientes humanizados, acessíveis e preparados para atender casos de alta complexidade, é motivo de muito orgulho. Seguimos investindo em uma saúde pública que acolhe, cuida e transforma vidas. O Hospital da Criança é um símbolo disso”, destacou o prefeito Eduardo Braide durante a solenidade.

    Ampliação

    A secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri, destacou a relevância da ampliação do Hospital da Criança e lembrou que a unidade de saúde é referência para todo o Maranhão.

    “A expansão da estrutura vem justamente como um ponto-chave para garantir mais atendimento e resolutividade. O Hospital da Criança é a principal porta de urgência infantil para o Estado inteiro. Com os novos leitos, chegamos a 163, o que amplia significativamente nossa capacidade de resposta”, acrescentou.

    A titular da Semus também enfatizou que o hospital tem hoje estrutura para atender desde casos simples até procedimentos de alta complexidade. “Hoje o Hospital da Criança tem total capacidade de resolver toda e qualquer demanda, inclusive alta complexidade, como neurocirurgia e cirurgias oftalmológicas”, explicou.

    Especialidades

    Além dos novos leitos hospitalares, a unidade também oferece atendimento em 13 especialidades médicas: Pediatria Geral, Gastroenterologia, Ortopedia e Traumatologia, Dermatologia, Cirurgia Pediátrica, Neuropediatria, Otorrinolaringologia, Psiquiatria, Endocrinologia, Cardiologia, Oftalmologia e Neurocirurgia.

    Para o secretário de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, a entrega representa o compromisso da gestão com uma infraestrutura pública de qualidade. “Coordenamos essa obra com muito empenho, respeitando os padrões técnicos e priorizando ambientes que favoreçam o cuidado humanizado. A ampliação do Hospital da Criança é um exemplo de como a engenharia pode ser aplicada com sensibilidade às necessidades da população”, afirmou.

    A solenidade de entrega também contou com a presença dos secretários municipais Octavio Soares (Semad) e Emílio Murad (Semgov e Secom), o controlador-geral do Município (CGM), Sérgio Motta, além de servidores e lideranças políticas e comunitárias.

    Deixe uma resposta