O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quarta-feira (9), o novo Hospital Itaqui-Bacanga, localizado em uma das regiões mais populosas da capital. A unidade de média complexidade foi totalmente reestruturada e equipada para oferecer atendimento de urgência e emergência 24h, beneficiando mais de 100 mil moradores da região. A obra foi realizada por meio da parceria entre as secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Saúde (Semus).
Durante a cerimônia de entrega, ao lado da primeira-dama Graziela Braide, da vice-prefeita Ismênia Miranda e de seu secretariado, o prefeito Eduardo Braide destacou a importância da nova unidade para a rede municipal e reafirmou o compromisso com a melhoria do atendimento à saúde da população ludovicense.
“É uma grande alegria estar aqui hoje, neste dia tão especial, entregando um verdadeiro sonho para toda a população da área Itaqui-Bacanga. A antiga unidade mista agora dá lugar ao novo Hospital Itaqui-Bacanga, totalmente reestruturado. Quando assumi a Prefeitura, assumi também uma missão: transformar a saúde pública da nossa cidade e esse hospital é um símbolo claro desse compromisso. Estrutura moderna, equipamentos de ponta e ambientes preparados para garantir mais dignidade e qualidade no atendimento à nossa população”, disse Braide.
Estrutura e atendimento 24h
O novo hospital conta com uma estrutura completa para atender pacientes em situações de urgência e emergência. A unidade foi toda climatizada e adaptada com acessibilidade e dispõe de recepção, sala de espera, sala de acolhimento, classificação de risco, quatro leitos de observação, dois leitos para estabilização, sala de procedimentos, farmácia, sala com eletrocardiograma (ECG), sala de coleta, dois consultórios médicos, um consultório odontológico com atendimento 24h, sala de medicação com 13 poltronas, além de contar com uma equipe multiprofissional que inclui enfermagem, nutrição, fisioterapia, serviço social, psicologia e fonoaudiologia, bem como, de apoio diagnóstico, com realização de exames laboratoriais.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri, a unidade representa um avanço importante para a rede de atendimento de São Luís. “Hoje estamos construindo uma nova história para a saúde na área da Itaqui-Bacanga. Não estamos apenas entregando um hospital reformado, mas um novo serviço, um novo padrão de cuidado, mais qualificado e mais humano. Essa entrega faz parte de todo um processo de requalificação das unidades de saúde, conduzido com muito empenho pela gestão do prefeito Eduardo Braide, oferecendo um atendimento mais humanizado, com espaços mais acolhedores. Essa entrega representa mais do que uma obra: é um avanço concreto no acesso à saúde pública”, pontuou Mitri.
Responsável pelas obras de reestruturação do prédio, o secretário municipal de Obras, David Col Debella, destacou o empenho da equipe técnica e a importância do investimento.
“Entregamos um hospital com padrão de excelência, resultado de um trabalho comprometido com a saúde e o bem-estar da população. Cuidamos de cada detalhe da obra para garantir acessibilidade, segurança e conforto para usuários e profissionais. É uma alegria conseguir concretizar com muita qualidade cada etapa da obra, sob o olhar exigente do prefeito Eduardo Braide”, ressaltou.
A população da região comemorou a entrega do novo hospital. Para a dona de casa Rosângela Cruz, moradora do bairro Vila Embratel, a unidade representa mais tranquilidade para quem precisa de atendimento rápido.
“Temos um hospital perto de casa para atendimento de emergências e agora ver ele com essa estrutura é maravilhoso. É um alívio saber que podemos contar com isso”, afirmou.
Já Bernardo Sousa, aposentado e morador do Anjo da Guarda, reforçou o impacto da nova unidade no dia a dia da comunidade. “Agora temos um hospital de verdade, com estrutura. É uma vitória para o povo do Itaqui-Bacanga. Sempre preciso dessa unidade e eu e a comunidade ganhamos muito com essa entrega”, disse.
Este é o quarto hospital entregue durante a gestão do prefeito Eduardo Braide. Antes dele, foram inaugurados o Hospital da Criança, o Hospital da Zona Rural e o Hospital Veterinário. Todas essas obras foram realizadas com recursos próprios da Prefeitura de São Luís, evidenciando o compromisso da gestão com o uso responsável do dinheiro público.
A solenidade contou, ainda, com a presença de parlamentares, líderes políticos e comunitários, servidores e a população da região.
Uma resposta
O prefeito Eduardo Braide enviou um PL para ser votado com urgência pela Câmara no qual pede o prolongamento do contrato dos professores temporários, que fizeram o seletivo de 2023, por até 5 anos. Em 2024, a justiça condenou o município a realizar um concurso para efetivar professores aprovados e demitir os seletivados, mas a prefeitura recorreu da decisão, enquanto aguardava o resultado cumpriu a determinação, realizando o certame cujo resultado final ainda não foi concluído. No fim de março, o TJMa manteve a decisão do juiz de primeira instância que obriga a prefeitura a contratar aprovados do concurso e dispensar os seletivados, mas no inicio de abril, o prefeito faz uma reunião com os professores temporários e apresenta o PL que enviou a Câmara. Resumindo, o prefeito deixará os vereadores numa saia justa porque se não aprovarem o projeto serão tachados de inimigos da educação e dos professores, mas se aprovarem estarão tb numa saia justa porque os aprovados e os cadastro de reserva do concurso entrarão na justiça. Para a gestão, é mais cômodo manter professores contratados do que efetivos porque os direitos não são iguais. O resultado da primeira fase do concurso da foi divulgado e muitos professores do atual seletivo foram desclassificados e só estes aplaudiram essa iniciativa pois muitos dos aprovados que estão no atual contrato querem ser efetivados, mas alguns ficarão bem atrás na lista de convocações, porém querem se tornar efetivos. no dia da apreciação do projeto, o plenário estará cheio de professores, de um lado os que estão bem classificados e os CR; de outro, os que já foram eliminados do certame.