O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quarta-feira (29), as obras de reestruturação do Trânsito Livre na área da rotatória do Quartel da Polícia Militar, no bairro do Calhau e seus arredores. A região passou por uma transformação completa, solucionando os históricos problemas de tráfego que afligiam a população da capital.
A condução do projeto viário ficou a cargo das secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), em colaboração com o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), e as secretarias municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh), Meio Ambiente (Semmam) e Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe).
“É preciso ter coragem para realizar as mudanças que a cidade precisa. Ao enfrentarmos o desafio da rotatória do Calhau, precisamos intervir em mais de 20 pontos da cidade, construindo novas avenidas, ampliando pistas e realizando drenagem profunda em todos os locais necessários. E esta é uma obra à altura de São Luís, a 15ª maior cidade do país”, disse o prefeito Eduardo Braide que na solenidade de entrega, esteve ao lado da primeira-dama Graziela Braide, da vice-prefeita Esmênia Miranda e do seu secretariado.
Com o novo traçado, o tráfego nas avenidas Carlos Cunha, Colares Moreira, Santa Dulce dos Pobres, Holandeses, Sambaquis, Inácio Mourão Rangel e do Vale, além das ruas Jor. Miécio Jorge, Monção e Carutapera foram impactadas positivamente.
O novo fluxo ficou organizado da seguinte forma: quem vem do Golden Shopping, em direção ao Comando Geral da Polícia Militar, seguirá pela Avenida Santa Dulce dos Pobres, passando pela igreja do Calhau, seguindo pela Avenida dos Sambaquis até a Rua Pintarroxos para acessar novamente a Av. dos Holandeses. O fluxo será dividido, à direita, para quem trafega no sentido Ponta d’Areia, e à esquerda, para quem vai retornar no sentido Comando Geral da PM para acessar a Av. Cel. Colares Moreira, a Av. Prof. Carlos Cunha ou a Rua Búzios.
Segundo o secretário da Semosp, David Col Debella, “a engenharia venceu e é com imenso orgulho que estamos realizando o que nunca foi feito em São Luís, graças a um prefeito que tem a coragem de encarar os problemas da cidade de frente e agir para resolvê-los”.
Desenvolvimento urbano e paisagismo
A coordenação e execução de um empreendimento viário como o da rotatória do Calhau é uma empreitada complexa e colaborativa, envolvendo diversas secretarias. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) se encarrega do planejamento e regulação do tráfego antes e após as obras. Já a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) supervisiona o cumprimento das normas urbanísticas, enquanto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realiza análises e monitora ações setoriais que possam afetar o ambiente. A Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) e o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) são responsáveis pelo design e execução do projeto paisagístico de todo o entorno da intervenção.
A secretária da Semispe, Verônica P. Pires, lidera o departamento responsável por pensar inovações e considerar o contexto da obra, desde a urbanização dos espaços até a implementação de soluções inteligentes que agreguem valor ao projeto, como acessibilidade das calçadas e travessias de pedestres, iluminação artística e arborização. Ela ressaltou o compromisso da equipe em ouvir todas as partes envolvidas e, em colaboração com o Instituto da Paisagem Urbana, realizar o projeto paisagístico. “A gestão do prefeito Eduardo Braide trabalha junta, ouvindo todos os agentes envolvidos com o objetivo de construir soluções que atendam às necessidades e tragam benefícios reais para a cidade. Aqui na rotatória do Calhau, a Semispe elaborou o projeto paisagístico e as soluções sustentáveis e inteligentes e o Impur, junto com a Semosp, executou, deixando essa área linda. E assim como já fizemos nas obras já entregues, esta é mais uma conquista para a população de São Luís”.
O presidente do Impur, Walber Filho, falou sobre a importância desse trabalho para a integração harmoniosa do projeto com o ambiente urbano. “Tivemos o prazer de executar, junto à Semosp, essa parte paisagística do projeto que contribui com o bem-estar de todos que transitam por essa região. Uma verdadeira obra de arte com áreas verdes, inclusão de gramados e plantas ornamentais que trazem beleza visual e qualidade de vida para a população”, pontuou Walber Filho.
Parada de ônibus sustentável
Complementando a entrega do Trânsito Livre no Calhau, a Prefeitura de São Luís, por meio da SMTT e Semispe, em parceria com a Equatorial Maranhão, também inaugurou a parada de ônibus sustentável, que fica localizada na Avenida Colares Moreira, no bairro Renascença, em frente ao Tropical Shopping.
O espaço inclui recursos tecnológicos, como tomadas USB, iluminação LED alimentada por placas fotovoltaicas, além de um jardim vertical e acessibilidade.
“Nós trabalhamos em completa sintonia com a Prefeitura de São Luís. E graças à nossa equipe e esse trabalho em conjunto, nós conseguimos atender às demandas do prefeito, a quem eu gostaria de parabenizar por uma visão de tornar a cidade mais fluida e com soluções inteligentes, com extrema criatividade”, enfatizou o diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão, José Jorge.
Aprovação
A população que transita frequentemente pela região elogiou as intervenções. A pedagoga Élida Giovanelli enxergou as obras como uma solução para os problemas históricos de trânsito. “Parabéns ao prefeito Braide pelo comprometimento em desenvolver nossa cidade, há décadas ninguém havia feito nada”.
“Outra intervenção cirúrgica e bem-sucedida da administração municipal no trânsito de São Luís. Parabéns”, expressou o advogado Agamenon Junior.
“Pela primeira vez, vejo um prefeito realizando obras grandiosas e implementando mudanças significativas na cidade em um prazo tão breve. Muitas obras concluídas em pouco tempo e com excelentes resultados. Literalmente, trânsito livre”, destacou a fonoaudióloga Emmeliny Serra.
Também estiveram presentes à solenidade os secretários Emílio Murad (Governo e Secom), Maurício Itapary (Subprefeitura do Centro e Secult), Romário Barros (Semdel), Júnior Vieira (Semcas), Karla Lima (Semmam), Octávio Soares (Semad), Caroline Marques (Semed), Felipe Falcão (Semit), Carolina Mitri (Semus), Simão Cirineu (Seplan), Diego Rodrigues (SMTT), Érica Garreto (Semurh), Kátia Bogea (presidente da Fumph), Manuella Oliveira (IPAM), Felipe Mussalém (Amdes), Victor Cunha (Blitz Urbana) e ainda o secretário adjunto de Administração e Gestão de Pessoas da Semed, Maurício Hiluy; Leilane Alves, secretária adjunta da Semosp; o deputado estadual, Soldado Leite (PSC); os vereadores Daniel Oliveira (PSD), líder do Governo na Câmara; Karla Sarney (PSD); Dr. Gutemberg (Republicanos); além de servidores, líderes políticos e comunitários e trabalhadores civis.