A manhã desta terça-feira (22) foi de grande expectativa e celebração para a comunidade do Quebra Pote, na zona rural de São Luís. O prefeito Eduardo Braide deu início às obras de reforma e ampliação da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Rosilda Cordeiro. O projeto inclui a requalificação da estrutura já existente e a construção de sete novas salas de aula, o que aumentará a capacidade de atendimento da escola. Além disso, uma quadra poliesportiva coberta com vestiário também será construída.
A iniciativa, conduzida pelas secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Educação (Semed), conta com um investimento de R$ 2.728.823,05 e tem prazo de execução de 150 dias. Atualmente, a U.E.B. Rosilda Cordeiro atende 646 estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino, acolhendo alunos de diversas localidades vizinhas, como Santa Helena, Parque Brasil, São Joaquim, Polo Anajatuba, Parque Anajatuba, Cassaco, Tindiba, Arraial e Itapary. Com a ampliação, a escola passará a ter capacidade para atender mais de 900 alunos.
Durante o evento, o prefeito destacou o cuidado com o planejamento da obra, garantindo que as aulas não serão interrompidas. “Nós vamos dividir a obra em duas etapas. Primeiro, vamos construir as sete novas salas de aula e a quadra coberta com vestiário. Só depois que essa parte estiver pronta é que os alunos serão transferidos para a ampliação, e aí entraremos na fase de reforma da estrutura atual”, explicou Braide.
O prefeito também anunciou a climatização de toda a unidade e do novo refeitório e lembrou que os estudantes estão recebendo novos uniformes, além de dois lanches diários como parte das ações de valorização da educação pública municipal. “A quadra que será construída não será apenas para os nossos alunos. Será da comunidade. Quem quiser fazer eventos, esportes, zumba, aniversários ou até casamentos poderá utilizar esse espaço”, ressaltou, reforçando o caráter comunitário da intervenção.
O secretário da Semosp, David Col Debella, reforçou o compromisso da gestão com a qualidade das obras públicas. “Desde 2021, o prefeito Braide nos orientou a fazer com padrão de excelência, com qualidade, porque é isso que o povo de São Luís merece. Nessa região já entregamos quadra, reformamos centro de saúde e agora é a vez da escola. É uma alegria dar esse pontapé inicial”, destacou.
Fundada em 16 de setembro de 1992, a escola leva o nome da professora Rosilda Cordeiro, a primeira educadora do Quebra Pote. Reconhecida pelo seu compromisso com a educação e com a formação de gerações de estudantes, Rosilda deixou um legado que continua vivo na memória da comunidade, sendo lembrada com respeito e admiração por todos que vivenciaram sua dedicação.
Emocionada, Márcia Joullie, bisneta da professora Rosilda Cordeiro agradeceu à Prefeitura em nome da família e de toda comunidade. “Estamos muito felizes com essa reforma. Tenho certeza que, se minha avó estivesse presente, estaria sentindo a mesma emoção que eu estou sentindo hoje. Nosso muito obrigado”, declarou.
A cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço e início das intervenções também contou com a presença do subprefeito da Zona Rural, Francisco Leitão, da secretária adjunta da Semed, Karla Baima, do secretário da Semsa, Dilmar Araújo, servidores e lideranças comunitárias e educacionais que celebraram o início das melhorias estruturais que beneficiarão diretamente centenas de crianças e jovens da região.