• Braide lidera com 35,42% para o governo, diz nova pesquisa Exata

    O site Marrapá divulgou, neste domingo (17), e o blog do John Cutrim republica os números de uma pesquisa exclusiva encomendada pelo portal sobre a corrida eleitoral de 2026 para o Governo do Maranhão.

    Na disputa ao Palácio dos Leões, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, lidera o cenário que inclui todos os pré-candidatos colocados até o momento, com 35,42%. Em seguida, aparece o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, com 19,67%.

    O ex-prefeito Lahesio Bonfim, com 13,08%, ocupa a terceira colocação, tecnicamente empatado com o vice-governador Felipe Camarão, que completa a lista com 11,75%. Outros 6,67% disseram que não votariam em nenhum deles, enquanto 13,42% não souberam ou não responderam.

    No segundo cenário, sem Camarão, Braide soma 40,92%, com Orleans (21,58%) e Bonfim (15%) logo em seguida. Brancos, nulos ou nenhum deles representam 8,83%, e 13,67% não souberam ou não responderam.

    Por fim, quando a disputa é somente entre Eduardo Braide e Orleans Brandão, o prefeito de São Luís atinge 47,08%, enquanto o secretário estadual alcança 25%. 13% afirmaram que não votariam em nenhum e 14,92% não souberam ou não responderam.

    No quesito rejeição, Felipe Camarão lidera com 28,67%. Orleans Brandão (28,17%), Lahesio Bonfim (27,42%) e Eduardo Braide (11,33%) completam a lista. 14% disseram que poderiam votar em todos, 6,58% não votariam em nenhum deles e 16,50% não souberam ou não responderam.

    O instituto Exata realizou a pesquisa entre os dias 4 e 8 de agosto de 2025, com 1.200 eleitores em 39 municípios do Maranhão. O levantamento tem margem de erro de 3,28% e nível de confiança de 95%.

    Uma resposta

    1. O resultado dessa pesquisa demonstra de forma cristalina o quanto o ‘desagregador’ Felipe Dus’Inferno Camarão prejudica a candidatura de Lula no Maranhão. Lula, que sempre obteve 80% dos votos dos maranhenses, com certeza terá uma votação bem abaixo dessa média. Além disso, Dus’Inferno Camarão divide ainda mais o PT no estado, com uma guerra judicial e artimanhas e armações políticas que tem como principal mentor o deputado Márcio Jerry, o mesmo que tem cerca de 500 cargos na estrutura do Governo, mas age como um verdadeiro traíra. O seu boneco, o secretário Robson Paz, comparece em todas as solenidades com a presença do governador Brandão. Fazendo o que ninguém sabe. Além de não ter trabalho pelo Maranhão, faz parte de um grupo político que só ataca o Governo. Um desses, o deputado Rodrigo lago disse que o avanço na área de educação foi zero. Lago esqueceu que a educação foi comandada por Camarão e que o governador e o ministro do STF Flávio Dino, o ‘Rocambole dus Inferno’ teve desempenho pífio em todas as áreas.

    Deixe uma resposta