• Com recursos do Município, Braide retoma construção de escola no bairro Vale Verde, região do Coroadinho

    A comunidade do Vale Verde, região do Coroadinho, comemorou, nesta quinta-feira (3), a retomada das obras da nova escola do bairro, que começou a ser construída com recursos federais, mas as obras haviam sido paralisadas há mais de 10 anos. Com a falta de repasses da União, a Prefeitura decidiu bancar a conclusão com recursos próprios e vai investir R$ 5.611.299,85. A previsão de conclusão é em 360 dias. A solenidade de assinatura da Ordem de Serviço foi conduzida pelo prefeito Eduardo Braide.

    “Essa escola, que era para ser um sonho, virou tristeza durante todo esse tempo. Mas, a partir de hoje, esse sonho vai virar realidade com 100% dos recursos da Prefeitura. Cuidamos bem dos recursos públicos e hoje diversas obras estão acontecendo por toda São Luís. Aqui no Vale Verde não será diferente”, afirmou o prefeito. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e a Secretaria de Educação (Semed) serão responsáveis por coordenar as intervenções.

    A nova unidade terá 12 salas de aula, laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca, área administrativa, espaço recreativo e uma quadra poliesportiva coberta, que poderá ser utilizada pela comunidade nos horários em que não houver aula. A escola atenderá crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

    “Sei que hoje muitos aqui estudam em escolas localizadas em outros bairros, mais longe. Agora, com esta escola, vão poder estudar perto de casa, em um espaço novo, moderno e equipado. Vamos acompanhar de perto cada etapa da obra até a entrega”, garantiu Braide.

    Além da construção da escola, o prefeito anunciou melhorias na infraestrutura do entorno. A Rua do Muro, principal via de acesso à unidade, será recapeada dentro do programa Asfalto Novo, que também chegará a outras vias do bairro.

    “A escola será bonita e moderna, e todo o entorno também estará à altura dessa conquista da comunidade”, completou o prefeito.

    A secretária municipal de Educação, Caroline Marques, reforçou o compromisso da atual gestão com a retomada de obras paralisadas e com a qualidade da educação pública em São Luís.

    “Recebemos essa demanda diretamente da comunidade e reafirmamos o compromisso de que nenhuma obra educacional ficaria parada. Essa escola é uma conquista para toda a cidade e vai transformar o cotidiano das famílias, com mais oportunidade, aprendizado e geração de emprego”, destacou.

    Caroline ainda ressaltou que, além da estrutura física de qualidade, a escola contará com profissionais capacitados e todos os insumos necessários para garantir ensino de excelência. “Será um espaço seguro, preparado e acolhedor, como nossas crianças merecem”, finalizou.

    O secretário David Col Debella (Semosp) destacou que essa é mais uma das dezenas de obras resgatadas pela atual gestão. “Encontramos mais uma estrutura abandonada e vamos transformá-la num espaço de cidadania, de educação e de futuro. Cada obra que sai do papel enche nosso coração de alegria, porque sabemos que estamos mudando vidas”, disse.

    Comunidade celebra o reinício da obra

    Moradora do bairro há 51 anos, a dona de casa Maria de Lourdes Pires não escondeu a emoção ao ver as máquinas iniciando os trabalhos. “Foram 10 anos de obra parada. Era hora de começar. Tem muita criança aqui que precisa dessa escola. Meus netos precisam e agora vai sair. Estou gostando demais”, disse.

    Dalva Feitosa, que vive no Vale Verde há 33 anos, acredita que agora o projeto será finalmente concluído. “Eu estou torcendo que dessa vez vai dar certo. Meu filho estuda no Rubem Almeida e agora vai poder estudar perto de casa. É muita alegria para a gente”, contou.

    A retomada da obra da Escola do Vale Verde marca mais um capítulo da política de investimentos em educação da Prefeitura de São Luís, que já entregou dezenas de escolas requalificadas e ampliadas por toda a cidade. Mais de 170 unidades já foram entregues e a meta é requalificar todas as unidades da rede.

    O reinício das obras contou com a presença da vice-prefeita Esmênia Miranda, de parlamentares das esferas municipal e estadual, além de lideranças comunitárias, servidores e moradores da região.

    Deixe uma resposta