• Covid: presidente do Conass, secretário Carlos Lula diz que Brasil já está ‘diante da 3ª onda’

    O presidente do  Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, disse nesta segunda-feira que a contínua aceleração no número de casos de Covid-19 aponta que  estamos “diante de uma terceira onda” da pandemia no país. Segundo ele, está começando” a escalada da montanha”.

    Lula justifica que o número de casos ativos, diários, não diminuiu desde março. O avanço da vacinação ajudou a diminuir o número de óbitos em março e abril, no entanto agora está sendo registrado um aumento no número de mortes. Neste último fim de semana, 12 estados tiveram óbitos em alta.

    — Agora, com a contínua aceleração do número de casos, isso deixa claro que a gente já está diante de uma terceira onda — afirmou o presidente do Conass ao GLOBO.

    O patamar da média móvel de óbitos voltou ficar acima de 2 mil. O país ultrapassou a marca de 500 mil mortes pela doença neste sábadao. E, ao longo dos últimos sete dias, o Brasil também foi o segundo país com mais mortos pelo coronavírus, atrás apenas da Índia.

    Além disso, hoje é o primeiro dia de inverno no país. Com o início do período mais frio no Sul e no Sudeste, é esperado um aumento de casos de pacientes com problemas respiratórios.

    — A gente já vai ter um incremento também de problemas respiratórios que devem aumentar o número de casos. De modo que eu quero acreditar que, sim, a gente está subindo a montanha. Está começando a escalada da montanha da terceira onda — disse Lula.

    O Conass tem pontuado que é preciso acelerar a vacinação no país. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda que toda a população adulta brasileira deve estar vacinada com a primeira dose até setembro.

    Dados do Ministério da Saúde mostram que até o momento cerca de 58,8 milhões de pessoas foram imunizadas com a primeira dose no país. Inicialmente, setembro era a previsão da pasta para que fosse concluída a vacinação dos grupos prioritários. O Globo

    Respostas de 3

    1. O QUE MAIS ME IMPRESSIONA NESTA PANDEMIA É, ALÉM DOS DESMANDOS DO PRESIDENTE, É A FALTA DE EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL.
      TRATANDO-SE DO MARANHÃO, ME DEIXA BOQUIABERTO A FALTA DE RESPONSABILIDADE DE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO NO QUE DIZ RESPEITO A TEIMOSIA EM NÃO USAR PELO MENOS A MÁSCARA E AS AGLOMERAÇÕES CONSTANTES EM FINS DE SEMANA PRINCIPALMENTE.
      DE QUE ADIANTA O GOVÊRNO BAIXAR DECRETOS SE NÃO FISCALIZA !
      AS PRAIAS LOTADAS. APENAS COMO UM EXEMPLO CITO UM BAR/RESTAURANTE LOCALIZADO NA AV. BETA NAS PROXIMIDADES DOS CONDOMINIOS1 E 2 ATHENAS PARK NO PARQUE ATHENAS CHAMADO ” RANCHO”. É IMPRESSIONANTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO POR LÁ. PASSSEI DE CARRO POR LÁ NO DOMINGO E FIQUEI IMPRESSIONADO COM A QUANTIDADE DE GENTE DENTRO E FORA ( PORQUE DENTRO NÃO CABIA MAIS NINGUÉM ) CONSEGUÍ VISUALIZAR SOMENTE O GARÇON COM MÁSCARA.
      É UMA VERDADEIRA AFRONTA AO SER HUMANO E AS AUTORIDADES QUE NADA FAZEM.
      ACONTECE TODOS OS FINS DE SEMANA E QUANDO TEM JOGO O MOVIMENTO É AINDA MUITOMAIOR.
      POR FAVOR AUTORIDADES, TOMEM ALGUMA PROVIDÊNCIA. COM CERTEZA DALISAI PESSOAS CONTAMINADAS ESPALHANDO O VIRUS PELA CIDADE,

    2. NINHO DE VIRUS DE COVID NO BAR RANCHO NÃO SEI DAS QUANTAS TODO OS FINS DE SEMANA COM SUPER LOTAÇÃO EM FRENTE AOS CONDOMINIOS ATHENAS PARK 1 E 2 NA AV, BETA NO BAIRRO PARQUE ATHENAS.
      VIGILANCIA SANITÁRIA, GOV~ERNO DO ESTADO, MINISTERIO PUBLICO, TOMEM PROVIDÊNCIAS.

    Deixe uma resposta