O deputado estadual Júlio Mendonça oficializou sua candidatura ao cargo de primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão em discurso marcado pelo compromisso com o diálogo, a independência parlamentar e o fortalecimento da base do governador Carlos Brandão.
Com uma trajetória construída em pautas como a agricultura familiar, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, Mendonça destacou a importância de uma atuação fundamentada no respeito às diferenças e na busca de entendimento entre parlamentares. “Desde o primeiro dia que cheguei aqui, busquei pautar a minha posição pela coerência, pelo diálogo e pelo respeito às diferenças. Considero essa experiência uma das mais importantes da minha vida”, declarou.
A decisão de concorrer à vice-presidência foi embasada também na última eleição, onde por unanimidade Júlio foi eleito como vice-presidente, no entanto a eleição antecipada acabou sendo anulada. O parlamentar enfatizou que sua candidatura é uma oportunidade de fortalecer a autonomia da Assembleia. “Nossa candidatura não é contra o Deputado Antonio Pereira ou contra o governo do Estado. É uma candidatura que permite ao Parlamento refletir sobre seu papel, sua independência e sua responsabilidade com o povo deste Estado”, afirmou.
Júlio Mendonça também reconheceu os avanços alcançados no governo Brandão e reforçou seu compromisso com a base governista, sem abrir mão de uma postura democrática e de construção coletiva.
Já a disputa para o cargo de presidente será entre a deputada Iracema Vale, favorita, e Othelino Neto, que registrou candidatura avulsa.
A disputa será a seguinte:
Presidente: Iracema Vale(PSB) x Othelino Neto(Solidariedade)
1ª vice-presidência: Antônio Pereira (PSB) x Júlio Mendonça(PCdoB)
2ª vice-presidência: Fabiana Vilar (PL)
3ª vice-presidência: Hemetério Weba (PP)
1ª secretaria: David Brandão (PSB)
2ª secretaria: Glauberth Cutrim (PDT)
3ª secretaria: Osmar Filho (PDT)
4ª secretaria: Guilherme Paz (PRD)