O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) entregou, nesta sexta-feira (05), a ponte sobre o Rio Parnaíba, na BR-330/PI, ligando os municípios de Ribeiro Gonçalves (PI) e Tasso Fragoso (MA). A Obra de Arte Especial (OAE), contemplada no Novo PAC, recebeu investimento do Governo Federal de aproximadamente R$ 36 milhões.
A estrutura de concreto armado e com aproximadamente 123 metros de extensão, instalada sobre o Rio Parnaíba, vai beneficiar o escoamento de grãos na região do Matopiba (enclave formado por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), uma das maiores fronteiras agrícolas do país, facilitando o escoamento da produção e o desenvolvimento econômico da região de Balsas (MA).
Antes da obra, o transporte de veículos entre os dois estados era feito por balsas. A obra faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e recebeu R$ 34 milhões em investimentos do Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Na ocasião, o ministro dos Transportes, Renan Filho, também assinou três ordens de serviço para o início de obras nas rodovias piauienses, ambas previstas no Novo PAC. A primeira, para a duplicação de 20,7 quilômetros da BR-343/PI, no trecho entre a capital Teresina e o município de Altos, obra que receberá R$ 192 milhões em investimentos do Governo Federal.
A segunda e a terceira, para a implantação de 177 quilômetros dos lotes 1 e 2 da BR-330/PI, que será executada por meio de um convênio entre o Governo Federal e o estado do Piauí. Os investimentos passam dos R$ 775 milhões.
Durante a solenidade, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, afirmou que a ponte será um grande vetor de desenvolvimento para os dois estados. “Para fortalecer o trabalho feito pelo Governo Federal, o Governo do Maranhão está fazendo a pavimentação asfáltica de Tasso Fragoso até Alto Parnaíba, na Serra do Penitente. Por meio dessa parceria, a gente está concluindo muitas obras que estão gerando desenvolvimento para o estado e garantindo mais emprego e renda para a população”, assinalou Brandão.
Já o ministro Renan Filho destacou a importância da obra. “Esta é uma obra que vai permitir, além do escoamento, a integração da produção do Matopiba, utilizando maquinários comuns, facilitando a entrada e saída de insumos, e também a integração das pessoas que trabalham por aqui. Também discutimos aqui obras importantes para o Sul do Maranhão, como o contorno de Balsas, para que a região possa continuar produzindo tanto e ajudando o Brasil a avançar”, pontuou.
Também estiveram na cerimônia, o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, e o superintendente do DNIT/PI, Ribamar Bastos.
Ponte sobre o Rio Parnaíba
Cerca de 150 veículos de carga devem transitar diariamente no local
Com 123 metros de extensão e acessos pavimentados que somam quatro quilômetros, a OAE entregue nesta sexta à população substitui a travessia por balsa e elimina esse gargalo logístico, proporcionando mais agilidade, segurança e economia ao transporte. A nova ligação reduz o tempo de deslocamento de cargas, o que impacta diretamente na redução do valor do frete. Essa melhoria representa ganhos expressivos para produtores e transportadores, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança na travessia do rio para motoristas, cargas e equipamentos.
A ligação, também representa um marco para a mobilidade e o desenvolvimento econômico do MATOPIBA – região que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e concentra um dos maiores polos produtores de grãos do país. Estima-se que, no período de escoamento da safra, cerca de 150 veículos de carga trafeguem diariamente pelo trecho.
“Essa obra é de extrema importância para o escoamento da nossa safra de grãos do Piauí, nesse corredor logístico que leva ao Porto de Itaqui, no Maranhão. Estamos entregando uma estrutura moderna, segura e que vai beneficiar milhares de pessoas”, destacou o superintendente regional do DNIT no Piauí, Ribamar Bastos.
BR-330/PI
Na região de cerrados piauienses e maranhenses, a BR-330/PI é rota essencial para o transporte de grãos, principalmente soja, até portos e centros de distribuição. Com a ponte, o trajeto se torna mais rápido, seguro e econômico, eliminando a necessidade de rotas alternativas mais longas e onerosas.



