• Documentário “Entra pra Roda Mulher” presta homenagem às mulheres do samba na Ilha de São Luís

    O samba, um dos ritmos mais populares do Brasil, tem uma força singular em São Luís do Maranhão, onde as mulheres desempenham papéis fundamentais na produção e execução dessa manifestação cultural. Em quadras de escolas de samba, nas rodas e nos carnavais, as mulheres do samba se destacam como compositoras, intérpretes, presidentes de agremiações, musicistas, passistas, costureiras, aderecistas, porta-bandeiras e foliãs, na construção da história do samba ludovicense.

    Vai ser lançado na próxima terça-feira, dia 15 de abril, no Teatro Cazumbá, no Centro Histórico, o documentário “Entra Pra Roda Mulher”. O audiovisual se propõe a explorar as trajetórias de mulheres que ocupam diferentes espaços no movimento do samba, investigando suas histórias de vida, influências e suas profundas conexões com a cultura local. O projeto vai além das tradicionais rodas de samba e abrange os sambas dos blocos tradicionais, das escolas, das rodas e dos ritmistas do Fuzileiros Fuzarca, evidenciando os batuques genuinamente ludovicense.

    “O samba, em sua multiplicidade, é nutrido pelo trabalho e dedicação dessas mulheres, que com suas canções, versos e batuques, fazem o ritmo ganhar vida”, ressalta a idealizadora do projeto, roteirista e produtora Andréa Frazão. O documentário exalta a criatividade, força e inspiração dessas “operárias do samba”, que com seu talento e determinação, não apenas fomentam, mas também fundam e impulsionam o movimento na ilha.

    “Entra Pra Roda Mulher” convida o público a celebrar a importância e o poder das mulheres que, com sua arte e resistência, tornam o samba de São Luís um dos mais representativos e potentes do Brasil. A produção também é uma prova dos espaços cada vez mais ocupados por elas. “A fronteira do audiovisual está aberta para as mulheres que estão muito presentes neste trabalho, pesquisando, estudando, atuando; fazendo com que temas relevantes como esse cheguem a mais pessoas”, ressalta a pesquisadora e diretora do documentário Mônica Rodrigues.

    As protagonistas do Documentário são Graça Viana (Fuzileiros da Fuzarca); Maria do Socorro Luz (Favela do Samba); Girlene Sá (Rainha de Bateria Turma do quinto); Leila Torres (Bloco Tradicional Tropicais do Ritmo) e Rose Carrenho (Grupo As Brasileirinhas).
    A partir do dia 15 de abril
    ………………………………………………………………
    FICHA TÉCNICA
    Roteiro e Idealização: Andréa Frazão
    Direção e produção: Monica Rodrigues
    Diretor de Fotografia e Montagem: Wellington Silva
    LANÇAMENTO
    Data: 15/04/2025
    Local: Teatro Cazumbá (Rua Portugal,218, Centro Histórico, São Luís)
    Horáro: 16h00

    Deixe uma resposta