Nova pesquisa do Instituto Econométrica traz cenários da corrida pelo governo do Maranhão. No levantamento, encomendado pelo Imirante, o pré-candidato do MDB, Orleans Brandão, aparece liderando. O instituto ouviu 1283 eleitores nos dias 13 a 16 de novembro. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.
No primeiro cenário estimulado com a participação de todos os possíveis candidato ao governo em 2026, o secretário de Assuntos Municipalista, Orleans Brandão, tem 33%. Em seguida, vem o prefeito de São Luís, Eduardo BRaide (PSD), com 29,2%, o ex-prefeito Lahésio Bonfim (Novo) com 18,2% e o vice-governador, Felipe Camarão (PT), com 7,3%.
Na disputa sem Braide os números são esses: Orleans tem 38,3%, Lahésio, 25,3%, e Camarão, 14%.
O instituto perguntou ainda sobre a expectativa de vitória do eleitor independente do voto dele. Neste cenário, 34,1% dos ouvidos disseram que acreditam que o próximo governador será Orleans Brandão. Outros 28,8% acreditam que será Eduardo Braide. Mas para 11,5% o próximo comandante do Palácio dos Leões será Lahesio Bonfim e, para 5,1%, será Felipe Camarão.
Já no cenário de rejeição (aquele que o eleitor não votaria de jeito algum), Lahésio Bonfim tem o maior percentual (23,6%). Depois vem Felipe Camarão com 22,6% de rejeição, Orleans com 18,2% e Eduardo Braide com menor rejeição ( 9,4%). (Imirante)


