• Em Grajaú, Movimento UFMA Democrática dialoga com corpo docente, discente e técnico da UFMA

    Com a proposta de apresentar o UFMA Democrática e escutar aqueles que vivenciam o dia a dia do campo universitário no interior do Maranhão, a comitiva do Movimento dialogou com estudantes, professoras e professores da UFMA em Grajau. Foram momentos de partilha envolvendo os desafios e os caminhos para a construção de uma UFMA democrática, dialógica e humanizada.

    O professor Luciano Façanha, pré-candidato a Reitoria pelo Movimento UFMA Democrática,  enfatizou a necessidade de “construir uma universidade pública de qualidade, com compromisso social, com autonomia didático-científica e com transparência”,  afirmou.

    O Movimento UFMA Democrática tem conquistado a adesão do corpo discente, docente e dos técnicos da Universidade Federal do Maranhão. “A necessidade de mudança ecoa pelos campi e as vozes amplificam o desejo da comunidade acadêmica por mais transparência na gestão da UFMA”, afirmou um professor.

    Entre os caminhos apontados pelo Movimento UFMA Democrática estão: oportunizar ambiente seguro para a produção do conhecimento, priorização da pesquisa e da extensão como formas de complementação da formação do acadêmico, aumento do valor da Bolsa de Extensão para os acadêmicos, uma gestão compartilhada e direcionada a atualização dos projetos pedagógica e da oferta flexível de cursos em vários turnos entre outras.

    Também acompanharam o professor Luciano Façanha à visita ao Campus de Grajaú, os pré-candidatos à  vice-reitoria, os professores Marcelino Farias e Ridvan Fernandes.

    Participação na V Expociências e na II Mostra de Trabalhos Científicos

    O professor de filosofia, diretor do Centro de Ciências Humanas da UFMA, Luciano Façanha participou também da V Expociência e da II Mostra de Trabalhos Científicos em Grajau. Ele ministrou a palestra “O herborizar botânico enquanto metáfora de vida”.

    Egresso da UFMA, professor Luciano Façanha é graduado em Direito e Filosofia, e tem paixão por aprender e ensinar. Foi vencedor do prêmio FAPEMA 2021, na categoria Pesquisador Sênior/Ciências Humanas e Sociais. Com mestrado e doutorado na área de Filosofia, possui um grande legado com o Grupo de estudos e pesquisa interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau UFMA.

    Deixe uma resposta