O mais recente levantamento do Instituto EPO – Estratégia Pesquisas de Opinião, divulgado nesta segunda-feira(29), trouxe um panorama atualizado sobre as intenções de voto para o governo do Maranhão nas eleições estaduais de 2026. A pesquisa ouviu 16.768 eleitores em 199 das 217 cidades do estado, entre os dias 17 e 29 de dezembro, com margem de erro de 0,8 ponto percentual e nível de confiança de 95%.
No cenário estimulado, quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados, Eduardo Braide aparece com 34% das intenções de voto, consolidando-se como o principal nome até o momento.
Na sequência, surge Orleans Brandão (MDB), atual secretário de Assuntos Municipalistas, com 19,1%, seguido por Lahésio Bonfim (Novo), que registra 15,2%. O vice-governador Felipe Camarão (PT) aparece com 12,7%, enquanto Enilton Rodrigues (PSOL) pontua 0,7%.
Além disso, a pesquisa aponta que 11,1% dos eleitores ainda estão indecisos, e 7,2% afirmaram votar em branco, nulo ou em nenhum dos nomes apresentados, o que demonstra que o cenário ainda está aberto.
O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 29 de dezembro, ouvindo 16.768 eleitores em 199 municípios, o que representa praticamente todo o território maranhense. A margem de erro é de 0,8 ponto percentual, com 95% de nível de confiança, tornando o estudo um dos mais amplos já feitos sobre o cenário eleitoral estadual.
Senado
Para o Senado Federal, o governador Carlos Brandão lidera com com 24,2%. O ex-senador Roberto Rocha (sem partido), ficou em segundo lugar com 15,3%. O ministro do Esporte, André Fufuca (PP), ocupa a terceira posição, com 10%. A senadora Eliziane Gama (PSD) vem em seguida, com 9,8%. O senador Weverton Rocha (PDT) pontua com 9,6% e o médico Hilton Gonçalo (Mobiliza), ex-prefeito de Santa Rita, tem 3,4%.
O EPO realizou 16.768 entrevistas com eleitores de todas as regiões do Maranhão a partir dos 16 anos, entre os dias 17 e 29 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de 0,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.





Respostas de 5
Ilustre Jornalista,
Cada dia mais, você tem o RESPEITO do Maranhão, pelo forma sem anilha, como publica e emite opinião.
Continue assim. Todos tiveram acesso a pesquisa, mas, por conveniência, não tocaram no assunto. A desculpa será, ACORDEI TARDE.
O Maranhão inteiro já sabe que o braide será eleito!
Pelo visto, a pesquisa ora apresentada, pelo número de pesquisados, parece não ter sido “encomendada” por uns ou outros
A surpresa, não muito boa, é a intenção de votos para o Senado.
O “neofazendeiro” de R$15 milhões, aquele do “Costa Rodrigues” que caiu no INSS, não ficou bem na foto.
Pesquisa com 17 MIL ELEITORES ???
Com Roberto Rocha em 2° pra senado ??
Olha, sei não viu, mas acho que essa pesquisa pare e a que mostra mais do que é o cenário ATUAL.
Braide não tem a escolha de não ser candidato a governador, seria uma traição ao povo do Maranhão que tornaria uma futura candidatura inviável. O povo do Maranhão já entendeu que é tempo da mudança, anotem aí, Brandão irá desistir da candidatura de Orleans e vai tentar uma reaproximação com os dinistas ou com o próprio Braide para se viabilizar Senador. O ano de 2026 será histórico para o Maranhão, finalmente iremos entrar em um novo ciclo de desenvolvimento como ocorreu no Ceará e mais recentemente no Piauí que tem um governador que está revolucionando o estado. Avante , agora é Braide.