Não se trata de George Washington de Oliveira Sousa, bolsonarista que confessou planos de explodir uma bomba em Brasília, o homem que aparece em foto ao lado do senador eleito e futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA), como afirmam publicações nas redes sociais. A imagem mostra Carlos Brandão (PSB), governador reeleito do Maranhão, durante comemoração pela vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência, no dia 30 de outubro, em São Luís.
Até esta sexta-feira (30), a publicação com o conteúdo enganoso acumulava 44 mil visualizações e mais de 1.000 compartilhamentos no Facebook. Ela circula também no Kwai, Instagram e WhatsApp, aplicativo que não permite estimar o alcance das mensagens (fale com a Fátima).
O homem de camiseta verde que aparece em foto ao lado de Flávio Dino não é George Washington de Oliveira Sousa, bolsonarista que confessou ter planejado um atentado a bomba nas imediações do Aeroporto Internacional de Brasília, como afirmam publicações.
A imagem com a falsa legenda mostra, na verdade, o governador reeleito do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), durante comemoração em São Luís, pela vitória de Lula, no dia 30 de outubro.
O próprio governador desmentiu a publicação enganosa em no Twitter nesta sexta (30), ao mostrar o mesmo momento, só que registrado de outros ângulos. É possível ver os políticos usando as mesmas camisetas da foto que viralizou com a falsa descrição e as cortinas ao fundo da sala em que acompanharam a apuração dos votos.
Neste dia comemorávamos a vitória do presidente @LulaOficial, em especial, a vitória da democracia, que se consolidará no dia 1º de janeiro. O povo espera, de todos nós que saímos vitoriosos, resultados. Devemos seguir juntos em busca do melhor para o Maranhão e para o Brasil. pic.twitter.com/nwSJYUE3vv
— Carlos Brandão 🇧🇷 (@carlosbrandaoma) December 30, 2022
Outro post feito por Dino no Instagram, em 31 de outubro, confirma que era Brandão, e não George Washington, o homem ao seu lado na foto. Nos registros, os dois políticos participam de um comício, na noite do dia 30 de outubro, e estão com as mesmas roupas que aparecem nas publicações desinformativas.
Não é a primeira vez nesta semana que publicações tentam associar aliados do presidente eleito Lula ao acusado de tentar explodir uma bomba na capital federal. Na terça (27), Aos Fatos publicou que o pecuarista Fábio Coutinho Assunção, que aparece em foto ao lado do governador reeleito do Pará, Hélder Barbalho (MDB), irmão do futuro ministro das Cidades, Jader Filho, não é o suspeito de terrorismo. (Terra)