O presidente Lula(PT) afirmou que deve chamar o governador Carlos Brandão(PSB) para uma conversa na próxima semana em Brasília. Na pauta, as eleições do Maranhão e a busca de um entendimento do grupo no estado. Lula disse que todos devem ter responsabilidade ao ponto de evitar que “a desavença chega a um ponto que não conserta mais” e entende que dinistas e brandonistas devem repetir a aliança vitoriosa no estado. “Então é colocar todas as pessoas que têm responsabilidade em torno de uma mesa, sabe, e não é o que é bom pra cada um, é o que é bom para o Maranhão, tem que prevalecer o que é bom para o Maranhão”, declarou.
Lula disse que tem excelente relação tanto com Brandão quanto o ex-governador Flávio Dino e cravou que se houver união o grupo será vitorioso outra vez no estado.
“Eu tenho uma relação com o governador Carlos Brandão extraordinariamente boa, muito boa, eu tenho uma relação com o ex-governador Flávio Dino muito boa, eu tenho uma aliança muito boa com os dois senadores aqui desse estado, que é o Weverton e a Eliziane, eu tenho relação com o ministro daqui, e eu acho que eles tem que pesarem muito a responsabilidade do que eles vão fazer. Na hora que a gente começa a brigar dentro de casa, a desavença chega a um ponto que não conserta mais. Eu quero conversar com o governador Brandão, já disse pra ele que eu quero ter uma conversa com ele na semana que vem, porque nós temos que cuidar, se a gente brincar em serviço, a gente termina dando pros adversários a chance de ganhar que eles não têm hoje. É muito difícil alguém ganhar as eleições de nós em 2026, o governo vai terminar muito bem. Então, eu tenho convicção de que nós temos que fazer com que a aliança política aqui nesse estado que ganhou as últimas eleições ela precisa se manter. O Brandão tem responsabilidade, o Flávio Dino tem responsabilidade, os deputados têm responsabilidade, os senadores têm responsabilidade, o vice-governador tem responsabilidade. Então é colocar todas as pessoas que têm responsabilidade em torno de uma mesa, sabe, e não é o que é bom pra cada um, é o que é bom para o Maranhão, tem que prevalecer o que é bom para o Maranhão, e no meu caso o que é bom para o Brasil. Se a gente tiver clareza disso, pode ter certeza que a gente vai ganhar as eleições no Maranhão e no Brasil”, disse Lula em entrevista à TV Mirante nesta terça-feira(7).
Ainda na entrevista, Lula disse que seu desejo é manter Fufuca no ministério do Esporte. “Eu quero conversar com o Fufuca, eu não quero que ele saia, eu acho que ele está fazendo um bom trabalho, eu acho que é um equívoco do PP querer expulsá-lo. Mas de qualquer forma eu vou conversar com ele. Eu acho que não é possível, as coisas estão dando certo, porque mexer, porque essa pequenez de atrapalhar um ministro que está fazendo um bom trabalho, por raiva, por inveja, por disputa política. Eu não vou implorar pra nenhum partido está comigo, vai está comigo quem quiser, quem quiser para o outro lado que vá, e que tenha sorte”, disse.
Lula já havia dito em Imperatriz que deve anunciar com Fufuca “no próximo mês” a criação da Universidade do Esporte.
O PP, assim como o União Brasil, tinha dado prazo de um mês para os filiados deixarem o governo. No fim da semana, o prazo acabou e o presidente do partido, o senador Ciro Nogueira, deu um novo prazo: disse que Fufuca tinha até esta terça para deixar o ministério.
Ciro Nogueira afirmou que o PP não deve expulsar Fufuca. O presidente do partido enfatizou, porém, que o ministro deve perder o controle do diretório estadual do PP no Maranhão caso decida se manter no ministério.
Uma resposta