O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao PT e ao PSB que montem uma estratégia conjunta para as eleições legislativas do ano que vem, com atenção especial ao Senado.
A orientação foi dada em almoço nesta quarta-feira (23) no Palácio do Planalto com representantes das cúpulas das duas legendas.
Pelo PSB, participaram o presidente do partido, João Campos, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e o líder do partido na Câmara, Pedro Campos (PE). Pelo PT, esteve presente a ministra Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais.
Na conversa, Lula reforçou que é prioritária uma estratégia para obter bancadas expressivas no Congresso. O Senado é um foco de preocupação especial por causa da atenção que o bolsonarismo está dando à Casa, onde tramitam processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
A ideia é que partidos da base aliada tenham uma coordenação para apresentarem candidaturas competitivas nos estados, sem dividir o eleitorado lulista.
Um diagnóstico dos presentes ao almoço foi a falta de candidatos fortes nas regiões Sul e Sudeste, enquanto no Nordeste o problema é o oposto: excesso de bons nomes em diferentes partidos, o que aumenta o risco de disputas dentro da esquerda.