• Lula tem 50,3% e Flávio Bolsonaro 30,5% no Maranhão, mostra pesquisa

    Levantamento da Paraná Pesquisas, realizado de 5 a 8 de março, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida pela Presidência da República entre os eleitores do Maranhão. No cenário de 1º turno, o petista registra 50,3% das intenções de voto. Em 2º lugar está o senador Flávio Bolsonaro (PL), que soma 30,5%.

    Na sequência, estão a senadora Tereza Cristina (PP), com 2,2%, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 1,7%, e o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), com 1,4%. Também são citados Renan Santos (Missão), com 0,8%, e Aldo Rebelo (Democracia Cristã), com 0,5%. Entre os entrevistados, 5,6% disseram não saber em quem votar, enquanto 7,1% afirmaram que pretendem votar em branco ou anular.

    O levantamento ouviu 1.300 eleitores no Estado do Maranhão. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00574/2026. Segundo a empresa, o estudo custou R$ 35.000 e foi financiado com recursos próprios.

    No 2º turno das eleições presidenciais de 2022, Lula recebeu 2.668.425 votos válidos no Maranhão. Na disputa, o então presidente Jair Bolsonaro (PL), pai do senador Flávio Bolsonaro, obteve 1.082.749 de votos válidos.

    CENÁRIOS DE 2º TURNO

    A pesquisa também simulou possíveis disputas no 2º turno. Em um eventual confronto contra Flávio Bolsonaro, Lula aparece com 54,3% das intenções de voto, enquanto o senador registra 34,4%. Em outro cenário, contra Ratinho Jr., o presidente soma 55,6% ante 27,2% do pré-candidato do PSD.

    AVALIAÇÃO DO GOVERNO

    O levantamento mediu a avaliação da gestão de Lula entre os eleitores maranhenses. Para 41,8%, o governo é considerado “ótimo” ou “bom”. Outros 23,5% classificam a administração como “regular”. Já 32,8% avaliam a gestão como “ruim” ou “péssima”, enquanto 1,8% não souberam ou preferiram não responder.

    56,4% dos eleitores do Maranhão declaram aprovar o governo do presidente Lula (PT), enquanto 40,3% dizem desaprovar.

    Deixe uma resposta