Jeniffer Castro revelou o que aconteceu após ser exposta por uma mulher em um vídeo que circula nas redes sociais. Nas imagens em questão, Castro se nega a ceder o seu assento na janela de um avião para uma criança que estava dando birra.
No Encontro com Patrícia Poeta, nesta sexta-feira (6/12), Jeniffer contou que foi chamada de “imbecil” pela mulher quando foi pegar sua mala na esteira, após o voo do Rio de Janeiro para Belo Horizonte. Ela ainda diz não ter recebido nenhum apoio da companhia aérea.
“Quando eu fui pegar a mala, ela falou assim: ‘Agora você levanta, né, sua imbecil’. E a companhia [aérea] hora nenhuma perguntou se eu precisava de alguma ajuda. Eu mandei mensagem para eles [a companhia aérea] eles falaram que eu não havia solicitado nenhuma ajuda”, contou.
Com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais, Jeniffer disse que vai tomar as medidas judiciais cabíveis e contou estar sentindo medo pela rápida repercussão do vídeo.
“Eu entrei no avião, a criança estava no meu lugar. ‘Olha, esse é meu assunto’. Eu esperei ele sair, um rapaz que estava no corredor falou ‘troca com ele, você senta no corredor e ele senta no seu lugar’. Eu falei não”, explicou.
A entrevistada, então, citou os bastidores do episódio que não apareceram na gravação postada nas redes. “A birra dele era que ele queria sentar com a avó dele, que estava ao meu lado. Só que a família dele estava toda ao redor. Do lado esquerdo tinham três poltronas, também tinham a janela pra sentar. A avó sentou do lado dele e ele sentou na outra janela. Só que ele não quis, ele continuou a birra. Ele queria o meu assento”, contou.
“Pelo o que eu entendi, o pessoal atrás era da família dele. Então ele tinha mais janela, mas não queria. Aí aconteceu isso, ele continuou a birra, chorou o voo inteiro. Se eu não me engano, são 50 minutos, eu voando do Rio [de Janeiro] para Belo Horizonte. Passou uns minutos, essa mulher veio falar comigo de novo. Só que ela foi muito sem educação comigo”, revelou Jeniffer, referindo-se à mãe da criança.
A confusão, inclusive, aconteceu no dia de aniversário de Jeniffer, que queria apenas dormir no voo. “Ela me perguntou pra trocar [de lugar], eu falei que ‘não’, aí ela veio de novo. ‘Por que você não quer trocar?’. E eu: ‘Porque eu não quero! Porque hoje é o meu aniversário’. Aí ela falou assim: ‘Ah?’. Eu coloquei meu fone, falei ‘nada não’. Essa mulher veio de novo, e foi a hora que ela gravou o vídeo. Perguntou se eu tinha algum problema, achei super preconceituoso o que ela falou comigo”, observou.
A pedido de Patrícia, a mineira revelou o que escutou ao recusar trocar de lugar com a criança. “Ela perguntou se eu tinha deficiência, algum problema. Ela ficou me chamando várias vezes de imbecil, gravou o vídeo e parou. O menino cou chorando e ela não foi mais até mim”, entregou.
A provocação teria seguido até o momento do desembarque, segundo Jeniffer. “No final, quando eu fui sair e pegar a mala, ela estava atrás de mim e falou: ‘Agora você levanta, né, sua imbecil?’. Falou comigo bem assim”, completou a entrevistada.
Jeniffer finalizou dizendo sentir medo após a rápida repercussão do caso: “Eu estou com medo da minha segurança. De alguém fazer alguma coisa comigo, com a minha família. Eu até parei de seguir um pessoal, porque está todo mundo mandando mensagem, perguntando onde eu moro.” “As medidas [judicias] já estão sendo tomadas”, garantiu Jeniffer.
Entenda a polêmica
Uma passageira de avião ganhou fama nas redes sociais após ser exposta em um vídeo feito por uma mãe indignada. Na gravação, a mulher critica Jeniffer Castro, por se recusar a trocar de lugar com seu filho, que estava chorando durante o voo. A cena, publicada originalmente no TikTok, gerou polêmica, mas acabou rendendo apoio à passageira.
No vídeo, a mãe reclama que a jovem não aceitou trocar de poltrona para que o menino, que estava com medo, pudesse sentar na janela e se acalmar.
“Ela não quis trocar com a criança que está nervosa. Só porque não quer trocar de lugar. Perguntei se ela tem alguma síndrome, alguma coisa. Se ela tivesse algum problema, a gente entenderia. Você não tem empatia com as pessoas”, disse a autora do vídeo.
Apesar das críticas, a jovem não respondeu à mãe e apenas perguntou se estava sendo filmada. Mesmo assim, o registro foi parar em outras plataformas, como X (antigo Twitter) e Instagram, onde internautas reagiram à situação. A maioria ficou ao lado da passageira, criticando a postura da mãe.
“É aquilo que sempre dizem: seu filho só é especial para você”, comentou um usuário. “A moça está mais do que certa. Ela pagou pelo lugar na janela e não tem obrigação nenhuma de ceder por causa de criança mimada”, opinou outro.
Uma resposta
Aplausos para a jovem. Eu vivo em avião com meus filhos de 5 e 7 anos. Eles são educados a RESPEITAR os assentos, a nós disponibilizados. É uma questão de EDUCAÇÃO. Simples assim. Eu processaria essa senhora.