Eliziane com Lula no debate
A senadora maranhense Eliziane Gama(Cidadania) acompanhou o ex-presidente Lula(PT) no debate da TV Globo. Ao lado dela, a ex-candidata Simone Tebet, a ex-ministra Marina Silva, eleita deputada federal por São Paulo; e Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT). Elemento surpresa, Eliziane foi a fiadora da carta aos evangélicos assinada pelo presidenciável petista há duas semanas.
Diferença no MA
Após o debate, a senadora Eliziane Gama comemorou o desempenho de Lula e disse que, no Maranhão, o petista ampliará a sua vantagem sobre Bolsonaro. “As pesquisas apontam que o presidente Lula aumentará em mais de 7 pontos sua votação neste segundo turno no Maranhão, graças ao esforço e liderança do governador Carlos Brandão e do senador Flávio Dino”, afirmou.
Brandão reforça apoio a Lula
O governador Carlos Brandão(PSB) divulgou vídeo pedindo voto para o ex-presidente Lula(PT) na eleição deste domingo. Brandão enfatiza que é chegada a hora de decidir os rumos do país. “Onde houver ódio, que vença o amor, onde houver medo, que vença a esperança. Por você, pela sua família, pelo seu próximo, pelo Brasil, vamos à vitória com Lula”, exclamou.
Aluísio deixará o PSC
O deputado federal reeleito Aluísio Mendes deixará o PSC. Com propostas de outras três legendas, Aluísio, que é vice-líder do governo Bolsonaro, tomará a decisão após o resultado da eleição presidencial. O PSC, assim como Solidariedade, Patriota, PROS, Novo e PTB não conseguiram atingir os critérios estipulados pela cláusula em 2022, e ficarão fora do rateio do fundo partidário a partir do ano que vem caso decidam se manter como legendas individuais. O mais provável é que o PSC faça fusão com outro partido.
Na disputa em São Luís
Ainda que seja muito cedo para se falar em eleições municipais, quatro nomes já manifestaram interesse em disputar a Prefeitura de São Luís em 2024. Os deputados federais Duarte Jr(PSB), Márcio Jerry(PCdoB), os deputados estaduais Wellington do Curso(PSC), Carlos Lula(PSB) e o vereador Paulo Victor(PCdoB) já externaram publicamente a vontade de concorrer ao Palácio La Ravardière.
Outros nomes
Outros nomes que também avaliam entrar na sucessão de São Luís são os deputados Neto Evangelista e Dr.Yglésio e o ex-prefeito Edivaldo. O atual prefeito, Eduardo Braide, não pode ser desconsiderado. Conta com uma boa aprovação popular e tem intensificado a entrega de obras nas áreas de infraestrutura, saúde e educação na cidade.
Weverton reassume
O senador Weverton Rocha (PDT) reassume o mandato após o feriadão. O pedetista está licenciado desde julho, quando saiu para concorrer ao governo. Neste período, exerceu a função em seu lugar o primeiro suplente Robert Bringel (União Brasil).