• Notas Rápidas

    Pesquisa suspensa

    A Justiça Eleitoral suspendeu a pesquisa para prefeito de São Luís realizada pelo instituto “100% cidades participações ltda/cidades”. A decisão é fruto de uma representação protocolada pelo Partido Novo que requereu a suspensão até que o instituto comprove a capacidade financeira justificadora da pesquisa eleitoral. No bojo da decisão, o juiz Mario Prazeres Neto, titular da 89ª Zona Eleitoral, afirma que “Realmente, teriam sido descumpridos requisitos contidos na legislação especial (Resolução TSE n. 23600/20190) – inconsistências quanto ao Demonstrativo do resultado do exercício – DRE. É o caso, portanto, de evitar-se a divulgação da pesquisa até a comprovação cabal do cumprimento dos requisitos legais específicos”, disse o magistrado.

     Incongruência

    Na última segunda-feira (24), a direção do Partido Novo ingressou com uma representação contra o instituto intitulado “100% Cidades Participações ltda / 100 cidades. O objeto de impugnação faz referência ao registro da pesquisa MA 03336/2024, que é autofinanciada e apresenta Demonstrativo do Resultado do Exercício referente ao ano de 2023 zerado, o que demonstra a ausência de capacidade financeira, contrariando disposição emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com dados, há uma incongruência entre as informações apresentadas, já que a empresa se apresentou à Receita Federal como Porte DEMAIS, sendo compreendida como aquela que possui um lucro superior a R$ 4 milhões por ano, apesar de o DRE ser zerado.

    Othelino comunista

    Os partidos PT e PV – que integram a Federação Brasil da Esperança – entraram na Justiça Eleitoral requerendo o mandato do deputado estadual Othelino Neto por infidelidade partidária. Só que Othelino continua filiado no PCdoB, apesar de ter carta de anuência para deixar o partido. Assim que o PT autorizar, o que deve ser via direção nacional, Othelino se filiará de fato ao Solidariedade, o que deve ocorrer provavelmente no próximo ano.

    Orleans Brandão Junior

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não deu seguimento a uma ação apresentada pelo partido Solidariedade. Essa ação pedia a suspensão imediata das nomeações de 14 parentes do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), para cargos na administração pública estadual, alegando que essas nomeações foram feitas sem concurso público, na qual se afirmava que “todo o sistema de controle, interno e externo, ficou comprometido a partir das práticas nepotistas”. O Solidariedade solicitava que o STF ordenasse a todos os poderes e órgãos públicos do Maranhão que fornecessem uma lista de todos os parentes do governador nomeados após ele assumir o cargo, sem concurso público.

    Entrevista de Sarney

    O ex-presidente do Senado José Sarney fala sobre a história da Casa e o processo de redemocratização. Primeiro presidente civil após 24 anos de regime militar, Sarney relembra momentos-chave da transição democrática. “Nós conseguimos sair sem uma ruptura; fizemos com uma construção política admirável”, diz. Ele explica a aliança que levou à eleição de Tancredo Neves para presidente da República e comenta sobre a Constituinte. Sarney destaca também leis fundamentais aprovadas no Senado nas últimas décadas. Veja no vídeo acima.

    Debate, já?

    Mesmo sem as candidaturas ainda estarem registradas na justiça eleitoral, em Timon já teve o primeiro debate. Participaram do debate no Ielcast os deputados Rafael e Henrique Jr. Já a prefeita Dinar Veloso não deu as caras, talvez por estratégia uma vez que seria o alvo principal do debate.

    Tragada

    “Eu queria fazer uma pergunta para o ministro Alexandre de Moraes, para o ministro Barroso: se eles têm coragem de deixar os filhos deles fumar cigarro de maconha”, questionou o vereador de São Luís, Marquinhos Silva (União), durante discurso na manhã desta quarta-feira (26) na Câmara Municipal.

    OVNI visto no Maranhão

    O comandante de um avião flagrou um Objeto Voador Não Identificado (OVNI) durante mais de 30 minutos, enquanto sobrevoava o Maranhão. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (26) em um perfil voltado a aviação no Instagram. Segundo informou o comandante Gean, uma luz ficou piscando no horizonte enquanto ele voava a 13 mil metros de altura. Ele contou que avisou sobre a luz para a torre de controle em São Luís, mas foi informado que nada constava nos radares. Veja no Marrapá

    11 respostas

    Deixe uma resposta