• Notinhas e mistérios da semana

    PETINHADAS do Dr.Pêta no JP

    *** O ex-presidente da República e escritor José Sarney foi homenageado, nesse sábado, 13, com um agradável ‘Café da Manhã’ no ‘Ça Va Café’, no Makani Mall, ao lado do Golden Shopping Calhau!!! Idealizado pelo secretário Aparício Bandeira (SINFRA), ‘presidente’ do chamado “Senadinho”, que reúne um grupo de amigos todos os sábados em locais pontuais da ‘Grande Ilha’, como Ibis/Calhau e Mateus/Renascença, o café no Ça Va foi uma deferência toda especial a José Sarney, que teve a oportunidade de curtir momentos de descontração e alegria com ‘velhos amigos’, como Pergentino Holanda, Jura Filho, Joaquim Haickel, Gastão Vieira, Fábio Braga, Aníbal Pinheiro, Arnaldo Melo, Alim Maluf, Bandeira, Bráulio Martins, Aldy Teixeira, Zé Vitor Abdala, Adalberto Chicó (‘nosso’ famoso ‘desembargador 43’), Cristovam, dentre outros!!! Convidado, o jornalista Lourival Bogéa (Jornal Pequeno/O INFORMANTE) prestigiou a homenagem ao ex-presidente, com quem bateu um agradável papo!!! E, logicamente, não deixou escapar os ‘babados’ do café!!! O delegado agora ‘Bareta Pink’, exibindo uma vistosa bermuda rosa, percorreu tanto as mesas do ‘Ça Va Café’, que acabou ‘virando’ ‘garçom’, atendendo ‘chamados’ de vários convidados!!! O ‘desembargador 43’, que costuma levar uma sacola de ‘pãos cheios’ para ‘tirar um extra’ nas ‘sessões plenárias’ do ‘Senadinho’, dessa vez ficou no ‘preju’!!! Teve que deixar no carro as iguarias ‘produzidas’ na cozinha do Sítio do Pica Pau Amarelo pela famosa “boneca dos cabelos amarelos”!!! E não ficou por aí…!!! Como o ex-governador Jura Filho não saía do lado do homenageado, ‘43’ acabou derrubando um copo de água em sua direção, na intenção de que ele levantasse ao menos para ir se enxugar no banheiro!!! Não deu certo…, ligado no Sarney, Jura nem percebeu o friozinho na roupa, hahahahahahahaha!!! Numa mesa ao lado, a conversa entre Gastão e o amigo ‘Fernando Fura Poço’ era só hipertensão, diabetes, artrose, ‘alemão’, osteoartrose, osteoporose…!!! Pense!!! E quando o convidado Bandeira pensava que ia escapar, ‘lá’ resolveram contar a ‘última’ dele!!! O reitor Fábio Braga tem um terreno ao lado de uma casa, ali ‘pras bandas’ da TV Cidade (Record), no Renascença, que foi ‘visitada’ por ‘amigos do alheio’!!! O dono da casa cismou que os larápios tinham entrado pelo terreno do ‘magnífico’ e o denunciaram, com BO e tudo mais!!! Marcada a audiência, Braga chamou o amigo Bandeira como testemunha, e ainda sugeriu que fosse de terno e que podia usar uma das ‘quinhentas’ gravatas que ele deu de presente ao amigo!!! E adivinha???!!! Bandeira não compareceu à audiência, e agora o reitor tá bem encrencado!!! Na saída do café, o reitor até conversou com o ‘desembargador 43’ para ajudá-lo nessa enrascada, hahahahahahahahahahaha!!! Bom, gente, brincadeiras à parte, o café em homenagem a Sarney foi muito elogiado e mostrou que Aparício Bandeira é realmente um grande ‘amigo dos amigos’!!! Veja as imagens da homenagem ao ex-presidente da República!!!

    *** Na sexta-feira, 12, o judiciário passou a ocupar posição central no processo com a decisão do decano do TJMA, desembargador Antônio Fernando Bayma Araújo, que determinou a paralisação dos efeitos da lei que reajustou o salário do prefeito Eduardo Braide!!! A medida suspendeu temporariamente a validade do dispositivo e retirou do debate político imediato um dos principais pontos de desgaste da gestão, transferindo a análise para o campo jurídico!!! O conjunto desses fatos registrados em um curto intervalo de tempo demonstra uma movimentação intensa nas esferas política, administrativa e judicial!!! Apesar disso, os dados de opinião pública indicam que essa dinâmica ainda não produziu impacto algum na avaliação da população sobre a permanência do prefeito no cargo!!! O posicionamento majoritário contrário à cassação aponta que, ao menos por enquanto, os questionamentos seguem concentrados no ambiente institucional!!! Pois é…, daqui diante, o roteiro passa a depender menos do discurso político e mais das decisões formais que podem sair da Câmara, dos órgãos de controle e do Judiciário!!! Enquanto isso, pedidos continuam circulando, representações seguem sendo protocoladas e falas se repetem em ritmo acelerado!!!

    *** E sobre a decisão de Bayminha que paralisou os efeitos da lei que reajustou o salário de Braide, ela não derruba a lei que reajustou o salário do prefeito Eduardo!!! O desembargador decano suspendeu apenas o acórdão do Órgão Especial no processo da ADI nº 0809956-80.2025.8.10.0000, o que significa que a norma continua válida no ordenamento, mas impedida de produzir efeitos financeiros enquanto o caso segue tramitando!!! Na prática, a lei existe, mas está temporariamente paralisada!!!

    *** É essencial esclarecer que a suspensão de uma decisão judicial não se confunde com a suspensão da própria lei!!! Quando uma norma é declarada inválida e essa invalidação é posteriormente suspensa, ela volta a ter eficácia!!! No caso da lei do subsídio de Braide, porém, isso não ocorre porque ela nunca foi considerada inconstitucional pelo tribunal!!! As tentativas anteriores de barrar os seus efeitos foram rejeitadas tanto na liminar quanto no julgamento de mérito do Órgão Especial!!! Por isso, mesmo com o efeito suspensivo concedido agora, a lei não perde vigência!!! Ela continua válida, eficaz e obrigatória…, apenas sem autorização para gerar pagamentos retroativos ou reajustados até que o Supremo Tribunal Federal analise o recurso!!! O que está suspenso é o acórdão que havia mantido a norma, não a lei em si!!! Dessa forma, o TJMA não desconstituiu o reajuste do prefeito Eduardo Braide; apenas impediu que a lei avance enquanto o mérito não for decidido!!! A regra segue de pé, mas sem aplicação imediata!!! O jogo continua, com a lei em campo, porém aguardando o apito final do STF para saber se poderá ou não produzir efeitos!!! Portanto, segue o jogo!!!

    *** E a condenação de dois ex-servidores da prefeitura de Barra do Corda pela compra de 118 mil rolos de papel higiênico para atender apenas quatro secretarias, hein!!! ‘Jesus’!!! Será que estavam prevendo uma crise intestinal coletiva generalizada???!!! Que ‘cagada’!!!

    MISTÉRIO

    *** Quem são os ‘escribas’ que estão ‘chutando’ tanto e inventando tanta narrativa ‘sem pé nem cabeça’ sobre 2026 que, se duvidar, o ‘Nina Rodrigues’ não vai ter leito nem ‘camisa de força’ para atender tanta demanda!!!

    *** Qual jornalista cultural e carnavalesco foi barrado no espaço vip do Natal da Equatorial no dia do show de Nando Reis, na Praça Maria Aragão???!!! Quando tentou entrar, o segurança foi logo dizendo: “Já sinto muito, mas seu nome não consta na lista de convidados, hahahahahahahaha!!!

    *** Quem é o ‘conde/marquês’ que, mesmo com a vasta cabeleira branca, ainda integra a Juventude do PT???!!! Esse aí não sai do jardim de infância, hahahahahahahahahahaha!!!

    *** Qual gestor foi chamado de ‘safado e traidor’ durante sessão do ‘Poder Rangedor’ após virar as costas para o grupo que o elegeu nas eleições passadas…, e ainda querem botar o ex-gestor como inelegível???!!! “Jesus/Maria/José…”!!!

    *** Qual médico andou mexendo em ‘casa se maribondo’ ao anunciar que vai “estourar uma bomba” de um laboratório da ‘Grande Ilha’???!!! Eita, que a ‘rebordosa’ começou a chegar!!!

    *** Quem foi o ‘sortudo’ que presenteou a amada com uma SW4 e no mesmo carro a ‘digníssima’ ‘zarpou’ com um ‘pé de pluma’, sem pensar duas vezes???!!! ‘Rapá’…, essa é corajosa!!!

    Deixe uma resposta