• Notinhas e mistérios da semana

    PETINHADAS do Dr.Pêta no JP

    *** ES-TU-PE-FA-TO!!! Meu amigo, o que foi isso, quarta-feira, 13, no ‘Poder Rangedor’ do Maranhão???!!! Como diz o aforismo popular da moda, “que show da Xuxa foi esse”???!!! Tudo parecia tranquilo, as favas estavam contadas, mas, aí, ‘pimba’, uma bomba histórica e surpreendente estoura na eleição da nova mesa diretora do parlamento estadual: um empate inimaginável, de 21 a 21, entre a atual presidente, Iracema Vale, já tida como reeleita, e o ex-presidente Othelino Neto, que, para os mais otimistas, teria, no máximo, estourando, 10 votos, incluindo o ‘dele próprio’!!! “Nunca antes na história”, como diria Lula, a Assembleia Legislativa do Maranhão viveu um momento tão tenso, de tanta perplexidade!!! Nunca se viu tanta ‘barata tonta’ não só dentro do palácio Manoel Bequimão como fora dele, onde milhares de atenções estavam voltadas para a eleição, principalmente no segundo escrutínio, que, mais surpreendentemente ainda, terminou com o mesmo placar e garantiu a vitória de Iracema, pasmem, por ser alguns anos mais velha que Othelino!!!
    *** A poeira ainda estava alta, mesmo com a vitória de Iracema já consumada, quando, de todos os lados, começaram as indagações e especulações, que, finalmente, acabaram numa conclusão sem possibilidade de erro: o que aconteceu quarta-feira no poder legislativo do Maranhão, sem qualquer sombra de dúvidas, foi uma tentativa de golpe muito bem arquitetada, tramada nos mínimos detalhes e com um poder de ocultação de fazer inveja à Polícia Federal, que consegue pegar suas ‘caças’ de surpresa, no ‘cagar dos pintos’, sem que nenhum detalhe da operação seja vazado!!!
    Dois dias antes, alguns adversários procuraram o ocupante do Palácio dos Leões para falar de reconciliação e de paz, deixando-o tranquilo em relação a questões pendentes no judiciário, como, por exemplo, a que está sendo procrastinada no Supremo Tribunal Federal e que envolve a indicação do novo integrante do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA)!!! Antes, o mesmo time já havia ‘cegado’ a presidente Iracema, dizendo que estava “cansado de perder” com Othelino e que eles não iriam mais “entrar nessa barca”!!! “Othelino colocou seu nome na disputa apenas por birra”, disseram, ‘cegando’ mais ainda a chefe do legislativo estadual…, que longe estava de saber de uma reunião realizada, semana passada, no aniversário de um “líder de deputados”, no vizinho estado do Piauí, onde parte da trama foi discutida em absoluto segredo!!! Até o vice Felipe Camarão, ao que parece usado, ajudou a tranquilizar Brandão no encontro que teve com ele, na terça-feira, 12, no palácio!!! Uma fonte fidedigna, da ‘cozinha’ do chefe do executivo, disse que a conversa foi tão boa em relação a reconciliação e paz, que o governador quase perdoa Felipe!!! Depois da tentativa, governistas, ainda no calor da emoção, chegaram a dizer, precipitadamente, lógico, que “agora, nem que Camarão renuncie Brandão sai do cargo para disputar o Senado, hahahahahahahahaha!!!
    *** Bom, mas voltemos à Alema!!! Depois do primeiro ‘21 a 21’, quando Iracema subiu para o gabinete, 33 deputados a acompanharam!!! Dois que prometeram votar nela ficaram embaixo: um deles Ariston, com fortes dores na coluna!!! Os deputados Othelino e Fernando Braide subiram na ‘enxurrada’, mas foram barrados na entrada do gabinete!!! Ou seja, 12 acompanharam a presidente para a reunião, que teve momentos de muita tensão, com Roberto Costa, completamente descontrolado, dirigindo palavras de baixo calão a vários presentes, principalmente a Leandro Belo e Francisco Nagib, que, instantes depois, já fora do gabinete da presidente, chorou copiosamente ao comentar o fato e dizer que Costa ‘meteu o dedo’ em sua cara!!! Com a situação acalmada, Rodrigo Lago ‘virou-se’ para Iracema e disse: “Presidente, vou lhe falar uma coisa: eu votei na senhora, mas diante dessa agressão moral que sofri aqui vou mudar meu voto”!!! “Pois eu não preciso do seu voto”, rechaçou Iracema Vale, de ‘bate-pronto’!!! Um deputado muito próximo de Rodrigo Lago garante que ele realmente votou em Iracema no primeiro escrutínio e mudou o voto no segundo!!! Esse mesmo parlamentar assegura que houve mudança de votos dos dois lados, do primeiro para o segundo turno, e que o fato de ter dado novamente empate de 21 a 21 foi uma “tremenda coincidência”!!! “Houve mudança de votos dois lados durante o intervalo e o fato de ter empatado novamente foi uma grande coincidência”, afirmou o parlamentar ao Colunaço!!!
    *** Não demorou muito e o deputado Othelino Neto já anunciava que iria judicializar a eleição, usando como fundamento supostas pressões na reunião de Iracema com os deputados no intervalo!!! O argumento até teria sentido, se o resultado do segundo escrutínio tivesse sido alterado!!! Mas deu empate novamente!!! Othelino deixou escapar, também, que tentará levar o caso diretamente ao STF, tendo como diretriz o Regimento Interno da Câmara Federal, que adota como critério de desempate o maior número de legislaturas!!! Já no Senado em caso de empate o plenário ‘silencia’, cabendo a decisão ao Congresso/Câmara!!! No Senado o desempate só acontece pelo critério da idade quando se trata de eleição de presidente de comissão!!! Em caso de chefe do poder, empatou a casa ‘silencia’!!! Além do Maranhão, o critério de desempate pela idade numa eleição do poder legislativo estadual é adotado na Paraíba!!! A Assembleia Legislativa seguiu o seu regimento e declarou Iracema reeleita pelo critério da idade!!!

    *** Muito já se falou, desde quarta-feira, sobre nomes de possíveis traidores; tanto de Iracema quanto de Othelino!!! O Colunaço do Pêta, mesmo, recebeu ao menos quatro listas de supostos ‘golpistas’, incluindo nelas ao menos três parlamentares que ‘abandonaram’ Othelino e voltaram atrás no segundo escrutínio!!! “Ninguém tem certeza de nada. Nenhuma lista que está ‘rolando’ por aí é 100% verdadeira. Suspeitas todos temos, mas o melhor, mesmo, e mais responsável, é evitar especulações que possam causar constrangimentos, afirmou ao Dr. Pêta, nesse sábado, 16, um deputado que participou ativamente da eleição!!! Sem uma certeza desses nomes, o Colunaço prefere não fazer especulações e aguardar que o tempo e os fatos a seguir mostrem o que todos estão ávidos por saber, mas com segurança!!!

    *** E qual seria a lição dessa surpreendente e histórica eleição na Assembleia Legislativa do Maranhão???!!! A unanimidade diz que foi “um duro recado” para Brandão!!! Pode ser!!! Melhor acreditar que possa ter-se tratado de um episódio pontual, especificamente desse pleito, sem futuras e/ou maiores consequência para o governador!!!

    *** Um rápido cenário mostra que seis deputados são controlados pelo grupo do ex-governador Flávio Dino; três são controlados por Josimar Maranhãozinho, 1 (Fernando) tem o controle do irmão, o prefeito Eduardo Braide), 1 é controlado pelos irmãos, 1 tem controle do marido!!! Esses têm controle; o restante não tem ‘dono’!!! Como disse uma ‘velha raposa’ da política aqui da ‘terrinha’, “agora é separar o joio do trigo. Não vai dar mais para ficar com meio termo”!!! Um outro observador, perplexo com o que aconteceu na Alema, ‘mandou bala’: “Nunca vi na minha vida mentir desse jeito. É tipo o ‘cabra’ que mata e vai para o enterro”!!! Pode crer!!!

    **** Certo é que uma vitória de Othelino enfraqueceria Brandão no legislativo estadual, abrindo espaço até para uma articulação da oposição no sentido de afastar o governador do comando do Palácio dos Leões, conforme denunciou, da tribuna, o deputado Yglésio Moisés!!!! “Eles vão tentar tirar o governador por 90 dias, em uma ação de improbidade que está para acontecer. Ontem (quarta), tentaram tomar o controle da Assembleia para garantir o legislativo amarrado nessa história. Depois, vai vir uma operação da Polícia Federal para tirar a capacidade de quem ainda tem uma boa relação com o governo, de defendê-lo, para constranger e tentar afastar o governador. Esse é que é o jogo que está sendo jogado em Brasília. Está sendo desenhado um afastamento de um governador democraticamente eleito”, denunciou Yglésio!!!

    MISTÉRIO

    *** Qual prefeita reeleita adquiriu um apartamento de R$ 4 milhões na Península da Ponta da Areia???!!!

    *** Quais foram os dois (ou três) deputados que traíram Othelino Neto no segundo turno da eleição da Assembleia Legislativa???!!!

    *** Quem foi o deputado, controlado pelos irmãos, que foi pressionado demais, mas, de última hora, desistiu de votar em Othelino???!!!

    *** E qual foi o parlamentar, filho de ex-presidente de poder, que, igualmente, desistiu de votar no adversário de Iracema???!!!

    *** Quem foi o deputado que avisou Iracema Vale do golpe, mas já fez isso de última hora, quando não dava mais tempo de tomar providência???!!!

    *** Como votaram Daniela, Cláudia Coutinho, Juscelino Marreca, Osmar Filho e Wellington do Curso???!!!

    *** Havia suspeitas do grupo de Iracema sobre Arnaldo Melo, Jr Cascaria. Jr França e Dra. Viviane???!!! Se havia, ‘evaporaram’!!!

    *** Como votou o deputado Cláudio Cunha???!!! “O governador Brandão e Iracema me conhecem”, disparou Cunha, ao ser procurado pelo Colunaço!!!

    Deixe uma resposta