Mudanças de Brandão em janeiro
O governador Carlos Brandão deve efetivar a nomeação de nomes para cargos vagos no seu governo só em janeiro. Brandão precisa definir o substituto na Representação Institucional do Maranhão em Brasília (Rebras), com a saída do deputado Othelino Neto, e um nome para a Procuradoria-Geral do Estado, já que Rodrigo Maia foi nomeado pelo presidente Lula para uma vaga de juiz eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) na categoria jurista.
Recesso
O governador Carlos Brandão estará viajando entre os dias 24 de dezembro e 2 de janeiro, durante o recesso das festas de Natal e Ano Novo. Como estará no Brasil e não se trata de férias legais, o vice Felipe Camarão não assume o executivo estadual nesse período. Camarão só estará no comando do governo nos dias 11 a 21 de janeiro, quando Brandão estará fora do país.
Camarão defende unidade
O vice-governador Felipe Camarão(PT) defende a candidatura única do deputado Duarte Jr.(PSB) em São Luís para enfrentar o prefeito Eduardo Braide. Para Camarão, a estratégia de lançar várias candidaturas em 2020 foi um erro. Em contrapartida, o governador Carlos Brandão prefere aguardar o resultado de uma pesquisa qualitativa para definir a melhor estratégia na capital no intuito de desbancar o favoritismo de Braide.
Vice de Duarte Jr.
No PT, o deputado Zé Inácio e Cricielle Muniz, atual diretora-geral do IEMA, são os mais cotados para o posto de vice do deputado Duarte Jr. na disputa pela Prefeitura de São Luís. Outro partido, o PCdoB, que faz parte da federação junto com o PT e o PV, entrou na briga e quer a advogada Flávia Alves compondo a chapa de Duarte. O nome da superintendente do Ibama no Maranhão e irmã do deputado estadual Othelino Neto foi levantado pelo deputado federal e presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry, que vai levar a proposta para apreciação dos outros integrantes da federação. Resta saber qual será o posicionamento do PV nessa disputa.
O quiproquó do PSB no MA
As conversas pelo comando do PSB no Maranhão vinham sendo tratadas de forma reservada até que o governador Carlos Brandão decidiu falar sobre o assunto durante uma reunião com os representantes de 13 partidos que compõem sua base política. Na fala, o próprio Brandão foi cauteloso dizendo que havia um indicativo para ele assumir a legenda no estado e que isso seria resolvido a posteriori em Brasília. Só que a informação acabou sendo publicizada, dando vazão para uma série de ruídos, inclusive com a senadora Ana Paula Lobato sinalizando que poderia deixar o PSB caso a sigla fique nas mãos de Brandão. Se o assunto ainda estivesse no bastidor interno do partido não teria dado esse quiproquó todo. O certo é que essa pauta de presidência do PSB/MA entre Ana Paula e Brandão, que conta com o apoio do deputado federal Duarte Jr., deve ser resolvida somente em fevereiro, quando Dino, que hoje controla o partido no estado, assume uma cadeira no STF.
Candidato da rejeição em ITZ
Beirando os 80% de rejeição nas pesquisas, o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, quer fazer o seu sucessor. Nesta semana, anunciou o seu secretário municipal de Educação, José Antônio, como pré-candidato a prefeito da cidade. Assis chegou a dizer, em entrevista recente ao blog do John Cutrim, que poderia fazer uma composição e apoiar o candidato do governador Carlos Brandão na sua sucessão. Neste caso, Ramos indicaria o vice na chapa. Questionado se poderia apoiar os deputados Josivaldo JP ou Rildo Amaral, aliados de Brandão, o prefeito disse que não faz objeção a nenhum, contudo demonstrou maior simpatia pelo deputado federal. Talvez Assis queira emplacar a vice do candidato governista, porém resta saber se sua altíssima rejeição não será um empecilho.
Dinair em dificuldade
Já em Timon, outra grande cidade do estado, a prefeita Dinair Veloso não terá vida fácil para se reeleger. Com uma gestão que enfrenta muitas dificuldades e desgastes acumulados por problemas em algumas áreas, a exemplo do transporte público, Dinair não consegue nas pesquisas se distanciar dos adversários. Em levantamentos recentes, a prefeita lidera em alguns cenários, embolada com os adversários que aparecem colados em empate dentro da margem de erro, e em outros figura em segundo lugar. A vantagem de Dinair – se assim pode dizer – é que em Timon a eleição é em um único turno e a oposição ainda não conseguiu se unir. Outro ponto a favor dela é ter o forte grupo Leitoa ao seu lado, liderado pelos ex-prefeitos Luciano Leitoa e Chico Leitoa. Aliás, em se tratando de Timon, o governo dará o MDB para o deputado Rafael ou o Coronel Schnneyder disputar a eleição de prefeito?
Maior proporção de negros
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Serrano do Maranhão é o município com maior proporção de pessoas pretas no Brasil. Dos 10.202 moradores da cidade, 58,5% se autodeclaram pretas e 55,7% são autodeclarados quilombolas. Em relação aos Estados, o Maranhão possui uma população de 6.776.699 residentes, sendo 854.424 pessoas autodeclaradas pretas.