• Notinhas Rápidas

    O ‘vácuo’ de Froz em Saraiva

    O presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, passou por um constrangimento na posse da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão. O novo presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, simplesmente não cumprimentou direito Saraiva deixando-o no vácuo. (veja no vídeo acima). O clima não é bom desde que a OAB maranhense recorreu da decisão do Tribunal de Justiça em relação lista sêxtupla do Quinto Constitucional destinado à advocacia. A OAB maranhense entrou em conflito com o judiciário maranhense ao insistir no nome de Flávio Costa(hoje cotado para o TCE/MA) que não tinha tempo mínimo de dez anos de exercício da profissão para pleitear a vaga de desembargador. O certo é que já se passaram dois anos e até hoje a lista do Quinto não foi formada, enquanto a do Ministério Público está concluída e o início do processo se deu nesse ano.

    15% do Fundef para advogados

    O ministro do STF, Nunes Marques, deferiu, em parte, petição N° 38-349/2024 e determinou o bloqueio de 15% do total do recurso do precatório do FUNDEF destinado aos professores da rede estadual do Maranhão. A decisão é monocrática e pode ser revertida no plenário do STF. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma), por meio de seus advogados, entrou com uma petição requerendo 15% do valor que será pago a cada professor referente ao rateio dos créditos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef). “A pedido do SINPROESSEMMA, o ministro do STF Nunes Marques determinou o bloqueio de 15% dos valores devidos aos professores beneficiários do precatório do FUNDEF do MA para pagamento de honorários advocatícios. Isso mesmo. Um absurdo! Determinou bloqueio da parte dos 60%”, lamentou o secretário de Educação, Felipe Camarão.

    Josimar anuncia sobrinha

    O PL anunciou oficialmente a pré-candidatura de Flavinha Cunha para a prefeitura de Zé Doca nas eleições municipais de 2024. A enfermeira é a aposta do partido para suceder a atual prefeita Josinha Cunha, irmã do deputado Josimar Maranhãozinho. Flavinha é sobrinha de Josimar e irmã da deputada Fabiana Vilar. Tudo em família.

    Fufuca ‘furou’

    O PP anunciaria oficialmente hoje apoio a pré-candidatura do deputado Duarte Jr. a prefeito de São Luís. No entanto, com todos já reunidos no partido para o ato agora pela noite, Fufuca disse que não poderia comparecer porque teve uma agenda de última hora no Amapá.

    Lançamento

    O deputado federal Paulo Marinho Jr.(PL) fará o lançamento da sua pré-candidatura a prefeito de Caxias nesta sexta-feira (3), a partir das 19h, no Marília Eventos.

    Insegurança

    Imagens de câmeras de dentro do ônibus assaltado na Avenida dos Portugueses, próximo à barragem do Bacanga, em São Luís, mostram o terror vivido pelos passageiros. O jovem Rodrigo Louzeiro acabou sendo morto. Segundo a polícia, foram três tiros disparados na fuga, sendo dois para o alto e um em direção ao coletivo. E foi esse disparo que atingiu exatamente o local onde a vítima estava sentada. Os investigadores afirmam que Rodrigo foi atingido nesse momento. Veja no vídeo acima.

    Semana sangrenta

    Com os dois homicídios ocorridos hoje no bairro João de Deus, já são oito crimes registrados nesta semana em São Luís: foram dois assassinatos no bairro da Divinéia na segunda-feira (29); um na Camboa e um na Vila Maranhão, na terça-feira (30); um na Vila dos Frades e na Avenida dos Portugueses, na área Itaqui-Bacanga nesta quinta-feira (2).

    Recorrer

    Após decisão da juíza Teresa Cristina Mendes, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública, que suspendeu reunião da Comissão de Ética da Câmara Municipal de São Luís na qual seria apresentado relatório no caso da denúncia de assédio sexual, estupro de vulnerável e ameaça que pesa contra o vereador Domingos Paz (DC), o relator do caso, vereador Aldir Jr., disse que os trabalhos na comissão estão praticamente concluídos. Ele apresentou relatório pelo oferecimento de denúncia contra Paz, acompanhado pelos vereadores Jhonatan Soares (PT) e Marcial Lima (PSB). O vereador Francisco Chaguinhas (PSD) votou contra o relatório, e Astro de Ogum (PCdoB) ainda não se manifestou. “A Câmara precisa se manifestar dentro do prazo estabelecido, visto que na Comissão de Ética não tem mais o que fazer. Neste caso, cabe a procuradoria da Câmara se manifestar a respeito desta decisão”, disse Aldir ao blog do John Cutrim.

    Exonerado

    Jorgean Braga Ribeiro, mais conhecido como Mano Braga, foi exonerado do cargo de diretor do Teatro Arthur Azevedo após um áudio comprometedor vazar. Braga ocupava o cargo desde agosto de 2023 e, segundo informações, teria prometido um cargo em troca de mulheres. No áudio, atribuído a Braga, ele promete acelerar uma auditoria e fazer mudanças na estrutura do teatro, além de garantir um cargo para uma pessoa em específico, em troca de favores sexuais. Ele também menciona ter poder de indicação para o Teatro João do Vale e diz que uma associação seria criada para trabalhar no São João. “Vou fazer de tudo para acelerar essa auditoria, para colocar para fora, e estruturar a casa e te nomear como chefe de cerimônia… Eles também pediram para eu indicar gente para o Teatro João do Vale, eu também tenho esse poder, Cadu… Agora a gente vai ter que comemorar esse negócio. Tu sabe quem eu quero, tu sabe como eu quero comemorar. Tu sabe quem eu quero ali, e não é só ela não”, diz trecho do áudio que vazou.

    Uma resposta

    1. Caro Jhon Cutrim, na verdade, os problemas de Froz Sobrinho e Kaio Saraiva vem desde os tempos de professor e aluno na UNDB.

    Deixe uma resposta