• Notinhas Rápidas

    Unidade e parceria

    O ato organizado pelo PCdoB em que comemorou 10 anos da chegada de Flávio Dino ao governo do Maranhão(“10 anos da vitória do povo”) foi marcado por discursos de unidade e conciliação.

    O mesmo tom adotado em carta divulgada pela direção do PCdoB momentos antes do evento, em que o partido defendeu a unidade do grupo que elegeu o governador Carlos Brandão e o vice Felipe Camarão e ressaltou que é cedo para definições referentes ao processo eleitoral de 2026. “Reforça a conclamação à unidade como necessidade conjuntural estratégica e espera do governador Carlos Brandão iniciativa concreta e urgente para composição de uma mesa de diálogos em busca da unidade em torno do estabelecido em 2022 e capaz de construir projeto potente e vitorioso para 2026”.

    Entre os presentes no ato, os senadores Weverton Rocha, Eliziane Gama e Ana Paula. O governador Carlos Brandão foi convidado e sua ausência foi justificada pelo vice Felipe Camarão. Brandão, segundo Camarão, estava em uma agenda em Imperatriz.

    “Uma noite memorável ao lado de companheiros e companheiras de luta, para homenagear os 10 anos da vitória do povo, que elegeu Flávio Dino como governador do Estado, em 2014. Meu amigo Flávio Dino, seu legado e seu trabalho pelo nosso Maranhão serão sempre lembrados. Você é um farol que nos inspira e nos guia a servir ao povo do Maranhão, buscando sempre promover a justiça social. Viva Flávio Dino!”, disse Camarão em um pronunciamento buscando a reunificação do grupo.

    Neste momento de tensionamento onde muitos esperavam discursos agressivos que podiam acirrar mais ainda a relação entre dinistras e brandonistas, a carta do PCdoB de armistício erguendo uma bandeira de paz e os discursos de convergência proferidos no evento pró-governos Dino foram importantes para a abertura da mesa de diálogo em vista da continuidade da parceria e da unidade do grupo.

    Presenças

    Entre os presentes estavam os três senadores do Maranhão – Weverton Rocha (PDT), Ana Paula Lobato (PDT) e Eliziane Gama (PSD); o deputado federal Márcio Jerry, presidente do PCdoB; o ministro Juscelino Filho (União Brasil); o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, pré-candidato a deputado estadual; o ex-secretário de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo (Novo); o deputado federal Rubens Júnior (PT); os deputados estaduais Othelino Neto (SDD), Francisco Nagib (PSB), Rodrigo Lago (PCdoB), Leandro Bello (Podemos); Júlio Mendonça (PCdoB), Carlos Lula (PSB) e Ricardo Rios (PCdoB).

    Ausências

    Entre as ausências, foram notadas a do deputado federal Duarte Jr.(PSB) e do ministro André Fufuca(PP).

    Férias

    O secretário Chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, sairá de férias nos próximos dias. Ele fará uma viagem internacional e ficará fora do governo entre os dias 20 e 29 deste mês. Madeira será substituído pelo sub-chefe da Casa Civil, Junior Viana, que responderá cumulativamente pela pasta.

    Foragido

    Da operação realizada pela Polícia Federal, que investigou crimes eleitorais em Nova Olinda do Maranhão, apenas um dos mandados ainda não foi cumprido: o de prisão do prefeito eleito Ary Menezes (PP). Atualmente, ele é considerado foragido pela Polícia Federal.

    Deixe uma resposta