• O principal representante da direita no Brasil, segundo pesquisa Ipespe

    Jair Bolsonaro é considerado o principal representante dos valores e do pensamento da direita no Brasil por 46% dos brasileiros, de acordo com pesquisa Pulso Brasil/Ipespe realizada entre a sexta-feira passada e esta terça-feira, com 2.500 entrevistados.

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foi citado por 14% dos respondentes. Já os governadores Ronaldo Caiado (Goiás), Ratinho Júnior (Paraná) e Romeu Zema (Minas Gerais), todos presidenciáveis, apareceram na sequência com 3%, cada um.

    Outros 19% não reconheceram nenhum dos nomes apresentados no levantamento como o principal representante da direita ou disseram que era outra pessoa. E os 11% restantes não souberam ou não responderam.

    A pesquisa foi feita com método híbrido, por pesquisa telefônica (com aplicação de entrevistas por equipes de pesquisadores) e online. A margem de erro para o total da amostra é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%.

    No cruzamento com as respostas sobre a avaliação do governo Lula, Bolsonaro também foi o mais citado, por 28% de quem disse aprovar a gestão do petista — seguido por Tarcísio (11%), Caiado (5%), Ratinho Júnior (5%) e Zema (1%). Dentre esses respondentes, 36% não apontaram nenhum nome apresentado e 14% não responderam.

    Já dentre aqueles que desaprovam o governo, o ex-presidente foi citado por 64%, Tarcísio por 18%, Zema por 4%, Ratinho por 3% e Caiado por 2%.

    Bolsonaro também lidera as menções em qualquer uma das posições ideológicas assumidas pelos entrevistados, com 40% dos de esquerda, 32% dos de centro e 67% dos de direita.

    Já a menção a Tarcísio é maior entre os que se disseram de centro (20%) — o governador de São Paulo foi escolhido por 9% dos esquerdistas e 16% dos direitistas. (O Globo)

    Deixe uma resposta