• Obras da nova ponte entre Tocantins e Maranhão atingem 20% dos trabalhos executados


    A construção da nova ponte sobre o rio Tocantins, que desabou em dezembro de 2024, já alcançou 20% de execução, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A estrutura é essencial para a ligação entre os estados de Tocantins e Maranhão, e a previsão é de que fique pronta até o fim de 2025.

    De acordo com informações divulgadas pelo G1 Tocantins, o DNIT informou que as obras de reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira estão a todo vapor e já atingiram 20% dos trabalhos executados. A estrutura antiga, que fazia a ligação entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), desabou no fim de 2024 após apresentar sinais de desgaste estrutural apontados desde 2019. O governo federal destinou entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões para a nova obra, com previsão de entrega até dezembro de 2025.

    A nova ponte é tratada como uma prioridade, já que sua ausência afetou diretamente o fluxo logístico e o cotidiano de moradores das duas regiões. O Ministério dos Transportes reforçou que os trabalhos seguem em ritmo acelerado, e o DNIT destaca que, ao longo dos próximos meses, novas etapas serão iniciadas para garantir a solidez da travessia.

    De acordo com o Dnit, a nova estrutura deverá ser construída com 100 metros a mais de extensão que a anterior e terá um comprimento total de 630 metros, com um vão livre de 154 metros. A previsão de entrega da obra é até o dia 22 de dezembro deste ano, com um investimento de R$ 171,9 milhões do Governo Federal.

    Dentro do projeto, foram concluídas etapas de fundações e pilares dos trechos em vigas pré-moldadas.

    Está prevista na obra a execução de 26 fundações e 26 pilares. Até o momento, foram executados 16 fundações e 12 pilares e estão em andamento uma fundação e seis pilares. Segundo o Dnit, a expectativa é de que esta etapa seja concluída até o final do mês de junho.

    Agora os trabalhos aguardam a aprovação da segunda etapa, que compreende as travessas e superestrutura do trecho em vigas pré-moldadas e as fundações e pilares do trecho em balanço sucessivo. A previsão é que sejam construídas 2.088 pré-lajes e 45 vigas pré-moldadas.

    O projeto prevê que a nova ponte terá duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, dois acostamentos com três metros cada, barreiras de proteção, dois passeios para pedestres e guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro.

    Ponte desabou com veículos e carga tóxica
    O colapso da ponte ocorreu em 22 de dezembro de 2024, por volta das 14h50, provocando a queda de veículos, incluindo caminhões que transportavam cargas perigosas, 76 toneladas de ácido sulfúrico e cerca de 25 mil litros de agrotóxicos. Ao todo, 14 mortes foram confirmadas e três pessoas permanecem desaparecidas, segundo a Agência Brasil. Apenas uma vítima foi resgatada com vida.

    A possível contaminação do rio Tocantins causou temor entre os moradores da região. Cidades como Imperatriz (MA) chegaram a suspender temporariamente o fornecimento de água. No entanto, laudos técnicos posteriores indicaram que os contêineres com produtos tóxicos permaneceram lacrados, minimizando os danos ambientais.

    Implosão da estrutura antiga e início da nova ponte
    A estrutura comprometida foi implodida em 2 de fevereiro de 2025, com a remoção de aproximadamente 7 toneladas de entulho. A nova ponte começou a ser erguida na mesma área, utilizando tecnologias modernas e reforço estrutural, com o objetivo de garantir segurança a longo prazo.

    Segundo o DNIT, os problemas na ponte já eram conhecidos desde 2019, quando inspeções apontaram rachaduras e inclinação nos pilares. Em 2024, foi aberta uma licitação para reforma da ponte, mas nenhuma das empresas candidatas atendeu às exigências técnicas do edital. A Polícia Federal abriu inquérito para investigar as causas e eventuais responsabilidades pelo colapso da estrutura.

    A ponte é estratégica para o escoamento de cargas agrícolas e industriais, especialmente pela BR-010, uma das rotas mais importantes da região Norte-Nordeste.

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