• Othelino fala dos investimentos em acessibilidade e sustentabilidade ambiental na Alema durante entrevista

    Investimentos em ações de acessibilidade e em geração de energia solar, aplicados na Assembleia Legislativa do Maranhão, foram temas abordados pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), durante entrevista concedida ao programa Bom dia Mirante, nesta terça-feira (17). Com entrada ao vivo, o parlamentar apresentou algumas das benfeitorias realizadas e que contribuíram para a melhoria do acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à Casa do Povo. As obras foram entregues oficialmente na manhã desta terça-feira.

    Othelino falou sobre as adequações realizadas para garantir que essas pessoas tivessem plena acessibilidade às instalações da sede do Poder Legislativo. “Após um entendimento com a Vara de Interesses Difusos e Coletivos, começamos a alinhar esse projeto para que a Assembleia se adequasse às normas de acessibilidade, permitindo que todos que desejam vir ao Palácio Manuel Beckman consigam fazê-lo sem transtornos. E isso começa pela parada de ônibus em frente ao prédio, a entrada principal, passando pelo plenário, galeria e outros setores da Casa”, explicou.

    Ele acrescentou, ainda, que os serviços de adaptação incluíram desde a calçada, na Avenida Jerônimo de Albuquerque; a instalação de rampas, sinalização, rebaixamento de guias, nivelamento e substituição de piso, adequações dos banheiros e dos espaços de circulação.

    Durante a entrevista, conduzida pelo repórter Davi Araújo, o presidente do Legislativo mostrou também as readaptações feitas no Plenário Nagib Haickel, como a nova estrutura da galeria e da tribuna, hoje totalmente adaptada para receber oradores cadeirantes ou com mobilidade reduzida. Ele lembrou, inclusive, que a tribuna acessível é usada pela deputada Andreia Martins Rezende, que é cadeirante. Falou, ainda, que ambientes da Casa receberam piso tátil para orientar deficientes visuais e evitar acidentes.

    “Foram instalados próximos ao elevador, às escadas, às salas do setor administrativo e no corredor que dá acesso à galeria, que, inclusive, ganhou assentos adaptados para pessoas com obesidade e mobilidade reduzida. O objetivo é fazer com que as pessoas, com suas mais diversas características ou limitações físicas, possam ter pleno acesso à Casa do Povo”, frisou Othelino.

    Sustentabilidade

    Também durante a entrevista, Othelino falou sobre a maior usina de geração de energia solar já instalada pelo poder público no Maranhão. A inauguração aconteceu na segunda-feira (16), junto com o lançamento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), iniciativas que integram as ações do ‘Programa Alema Sustentável’.

    “Essa obra muito nos alegra por sua importância ambiental. Com a instalação da nossa usina fotovoltaica, vamos deixar de lançar no meio ambiente cerca de 500 toneladas/ano de gás carbônico (CO²), além de proporcionar economia para a Casa Legislativa, já que o investimento de mais de R$ 3 milhões vai retornar para a Assembleia em um período de dois anos e meio, garantindo uma redução em torno de 40% no gasto com energia”, afirmou o parlamentar, acrescentando ainda que, com estes avanços, a Assembleia Legislativa do Maranhão torna-se referência em sustentabilidade e acessibilidade entre os órgãos públicos no estado.

    Deixe uma resposta