Deputado afirma que população não pode ser “refém de impasse” e defende que Prefeitura de São Luís cobre cumprimento do contrato, inclusive judicialmente, e não ceda às pressões doa empresários.
O deputado estadual Othelino Neto (SDD) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (18), para cobrar uma solução imediata quanto à greve dos rodoviários, que já chega ao quinto dia em São Luís. O parlamentar criticou a postura das empresas do sistema de transporte coletivo e defendeu que a Prefeitura de São Luís adote medidas firmes para garantir o cumprimento do contrato e assegurar o direito de ir e vir da população sem ceder às pressões por subsídios.
Durante o pronunciamento, Othelino afirmou ter buscado ouvir todos os lados: o posicionamento da Prefeitura, dos empresários e de vereadores que acompanham o tema e destacou que o problema tem afetado diretamente milhares de ludovicenses que dependem do transporte público para trabalhar, estudar e realizar atividades básicas do dia a dia.
O parlamentar ressaltou que vários itens contratados pelas empresas precisam ser cumpridos, como renovação da frota, melhoria da qualidade dos ônibus, substituição de veículos mais antigos, manutenção dos terminais e acompanhamento da prestação do serviço.
Segundo ele, se há descumprimento contratual, cabe ao Município agir com rigor:
“Se o que foi pactuado não está sendo cumprido, o prefeito Eduardo Braide deve cobrar com firmeza e, se necessário, judicializar o assunto.”
Othelino criticou ainda a prática recorrente de recolhimento dos ônibus às garagens como forma de pressão, classificando o movimento como prejudicial ao interesse público.
“Ceder a esse tipo de movimento, que chega a parecer chantagem, não é adequado. O que não pode é parar o sistema e deixar milhares de pessoas sem conseguir trabalhar, estudar ou voltar para casa”, destacou.
Alternativas emergenciais
O deputado também defendeu que a Prefeitura busque mecanismos alternativos para garantir mobilidade nas áreas mais atingidas pela greve, evitando que a população fique completamente desassistida enquanto o impasse persiste.
Othelino reafirmou que a crise no transporte tem impacto direto na vida de milhares de ludovicenses que dependem do ônibus diariamente, reforçando que o serviço é essencial e deve ser tratado como prioridade.
O deputado afirmou que continuará acompanhando o tema e reforçou a necessidade de transparência e diálogo, mas reiterou que o município deve agir com firmeza para assegurar o cumprimento do contrato e restabelecer o serviço com urgência.
“A população não pode continuar sendo penalizada. É preciso equilíbrio, responsabilidade e respeito com São Luís”, disse o deputado.


