O vereador Raimundo Penha (PDT) acompanhou, neste sábado (27), mais quatro cirurgias do Mutirão de Reversão para Ostomizados, realizadas no Hospital da Mulher. Este projeto é resultado de emendas parlamentares de Penha e do vereador Paulo Victor, que destinaram R$ 300 mil à Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (MA) para a execução desses procedimentos.
O mutirão teve início em 2023 e está tendo continuidade em 2024. No mês de janeiro, 08 pacientes serão atendidos.
“Os números aqui mostram o trabalho incansável da equipe que está liderando esse trabalho. Só neste mês de janeiro são 08 cirurgias realizadas. Saímos do zero. A rede municipal de saúde não realizava esse procedimento até 2023”, afirmou o vereador Raimundo Penha.
O procedimento tem como objetivo realizar o fechamento cirúrgico das aberturas (ostomias) e construir o trânsito intestinal em pacientes ostomizados.
Um dos beneficiados, João Batista, que passará pela cirurgia neste sábado, estava ansioso pelo procedimento e compartilhou as dificuldades que enfrentava. “Deixei de trabalhar por causa da ostomia, e agora poderei retomar minhas atividades e ter uma vida digna. Agradeço pela oportunidade de fazer essa cirurgia”, expressou.
Outro paciente beneficiado foi o jovem Rayanderson Ferreira Coutinho, de 24 anos, que desde os 6 anos de idade estava ostomizado e agora poderá voltar a rotina de uma vida normal.
O programa de ostomia atende mensalmente 1.286 pessoas, fornecendo a cada uma delas 10 bolsas de colostomia por mês, conforme dados da Coordenação de Atenção a Pessoas com Deficiência. O custo anual por paciente é de R$2.520,00. Atualmente, 162 pacientes estão aptos para a cirurgia de reversão, que possibilita deixarem de fazer do uso de bolsa de colostomia e terem uma rotina de atividades normal, como por exemplo, realizar atividades físicas.