O vereador Raimundo Penha reafirmou seu compromisso com a educação e a inclusão social ao participar, nesta terça-feira (09), da aula inaugural dos cursos do programa UNABI: Educação para o Envelhecimento e Alfabetização, Letramento e Inclusão Digital, promovido pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Cada curso oferecerá 30 vagas destinadas a pessoas com 50 anos ou mais.
“É um grande prazer estar de volta a esta casa. Estive aqui no ano passado e hoje retorno para testemunhar mais um momento especial. Como filho do interior, é uma alegria imensa ver que essas ações chegam a quem mais precisa. É emocionante perceber que sonhos como os deles estão sendo realizados aqui”, declarou.
A solenidade marcou o início de mais uma etapa do programa, que promove o acesso ao conhecimento e à cidadania para pessoas idosas.
Criado em 2016, o programa UNABI é uma iniciativa da Uema voltada à valorização da pessoa idosa, oferecendo atividades socioeducativas que estimulam o envelhecimento ativo e contribuem para a inclusão digital e a alfabetização de adultos. A ação reforça o compromisso político-social da universidade com a melhoria da qualidade de vida da população maranhense.
“Programas como este são fundamentais para combater as desigualdades e garantir dignidade para todos”, concluiu Penha.
Estiveram presentes virtualmente o reitor Walter Canales e a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, professora Ilka Serra. Presencialmente, participaram o vice-reitor da Uema, professor Paulo Catunda; a coordenadora-geral da UNABI, professora Efigênia Magda Vieira de Oliveira; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão, Isabel Lopsic; e a vereadora de Paço do Lumiar, Bianca Mendes.