Uma pesquisa realizada pelo Instituto Luneta no município de São José de Ribamar, o terceiro maior colégio eleitoral do Maranhão, revela o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), com uma liderança vantajosa em cenários simulados para a disputa pelo governo do estado em 2026.
No teste de intenção de voto com estímulo (cenário estimulado), Braide lidera com 70,32% das menções. Em segundo lugar aparece o secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), com 8,88%. O vice-governador Felipe Camarão (PT) aparece em terceiro, com 3,04%, seguido por Lahesio Bonfim (Novo), com 2,43%.
Os índices de rejeição ou indecisão neste cenário são relativamente baixos: 12,04% declararam não saber ou não responder, e 3,04% afirmaram que votariam em nenhum dos nomes.
Já na pergunta espontânea (sem estímulo de nomes), onde o eleitor cita de quem lembra, a liderança de Braide se mantém, mas o quadro mostra um eleitorado ainda pouco mobilizado para a corrida sucessória. O prefeito é lembrado por 21,05% dos entrevistados. Os demais potenciais candidatos têm menções abaixo de 2%: Orleans Brandão (1,22%), Lahesio Bonfim (0,97%) e Felipe Camarão (0,49%). O dado que mais chama atenção é o altíssimo percentual de indecisos: 69,22%, enquanto 0,61% disse não votar em nenhum.
A pesquisa ouviu 822 pessoas em São José de Ribamar entre os dias 17 e 20 de novembro. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. Isso significa que, tecnicamente, os resultados refletem a intenção de voto da população do município naquele período.
A pesquisa evidencia que fora do círculo político, a eleição para governador ainda não começou a povoar o imaginário do eleitor, como demonstram os 69% de indecisos na espontânea. A larga vantagem no cenário estimulado sugere um significativo reconhecimento e aprovação do prefeito da capital, que se transforma em voto quando seu nome é colocado em disputa.




