• PL tem 18 candidatos competitivos no G103, contra 11 do PT

    O PL, partido de Jair Bolsonaro, tem hoje 18 filiados que estão em 1º lugar ou empatados nessa posição dentro da margem de erro nas pesquisas mais recentes em 97 dos 103 municípios com mais de 200 mil eleitores, o chamado G103. O PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contabiliza 11 nomes nessa condição.

    Apesar dos dados acima, os resultados gerais indicam que o centro deve sair do 1º turno em 6 de outubro como o maior vencedor da eleição em números absolutos. Siglas como União Brasil, PSD, MDB e PP estão no top 5 do ranking de partidos com mais candidatos liderando ou empatados nessa posição.

    Nesta reportagem, candidatos competitivos são os que preenchem pelo menos uma destas qualificações:

    • 1) estar na 1ª posição isolada numa pesquisa de intenção e voto ou;
    • 2) estar empatado na margem de erro com outros concorrentes na liderança dessa disputa.

    O PL (sigla que abriga integrantes do centro para a direita do espectro político) tem candidatos liderando em Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Blumenau (SC), Cascavel (PR), Foz do Iguaçu (PR), Itaquaquecetuba (SP), Jaboatão (PE), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Mogi das Cruzes (SP), Olinda (PE), Santos (SP), São Gonçalo (RJ) e São José dos Campos (SP).

    O PT (sigla de esquerda e de Lula) tem candidatos competitivos em Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Teresina (PI), Anápolis (GO), Camaçari (BA), Campinas (SP), Contagem (MG), Juiz de Fora (MG), Mauá (SP), Olinda (PE) e São Bernardo do Campo (SP).

    Leias nos infográficos a seguir quais são os líderes nas pesquisas mais recentes em cidades do G103, o grupo das 103 maiores cidades brasileiras:

    Capitais:

    Como determina a Constituição, o 1º turno das eleições de 2024 será em 6 de outubro (é sempre no 1º domingo de outubro). Os levantamentos considerados para esta reportagem são uma fotografia do momento em que foram realizadas as coletas de dados.

    O maior objetivo do PT em termos de exposição nacional é ajudar a eleger Guilherme Boulos, do Psol, na cidade de São Paulo. Essa aliança foi costurada com o aval de Lula, que abriu mão de lançar um candidato de seu partido no município.

    A disputa na capital paulista é considerada nacionalizada entre eleitores de Lula (que apoia Boulos) e de Bolsonaro (que apoia o atual prefeito Ricardo Nunes, do MDB). Sobre a disputa em São Paulo, leia o Drive Especial preparado pela equipe do Poder360.

    ÍNTEGRA DAS PESQUISAS

    Leia os estudos considerados pelo Poder360 para os infográficos acima:

    Nas capitais:

    Nas grandes cidades:

    Poder 360

    Respostas de 14

    Deixe uma resposta