• Prefeitura dá início às homenagens aos 411 anos de São Luís. Veja a programação de eventos

    A Prefeitura de São Luís dá início, neste fim de semana, na Praça Maria Aragão (Beira-Mar), sempre às 19h, à grande festa popular em homenagem ao aniversário de 411 anos da ‘Ilha do Amor’. A largada será com shows de Sarah Beatriz e das bandas Morada, Som & Louvor e Marcados, hoje (2), e de Simone Mendes, Mano Maia e Mix in Brazil, amanhã (3). Ontem, o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, marcou presença no esquenta da programação surpresa realizada em frente à fachada do Palácio La Ravardière, sede do Poder Executivo Municipal (Praça Pedro II).

    “Nós demos a largada para a grande festa em homenagem aos 411 anos da nossa amada cidade com este esquenta exaltando o legado de Gonçalves Dias, já com a fachada da Prefeitura transformada em biblioteca com as obras do poeta, e recebendo os nossos artistas da terra. Neste sábado, também iniciam os shows na Maria Aragão, reunindo artistas locais e nacionais. Além disso, será um mês também de entrega de novos ônibus para a cidade, creches de tempo integral, escolas, entre diversos outros benefícios”, disse Eduardo Braide, ao lado, também, da vice-prefeita, Esmênia Miranda, e do secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe,

    A mais aguardada da programação deste sábado (2) é a cantora Sarah Beatriz, um dos mais destacados nomes da nova geração de artistas do universo gospel e que encantou o público em sua apresentação na mais recente edição do ‘Criança Esperança’, da Rede Globo. Natural de Nova Iguaçu (RJ), a jovem de 23 anos tem uma trajetória consolidada na música cristã, tendo iniciado a carreira gravando covers para o YouTube. Atualmente, seu canal soma mais de um milhão e meio de inscritos. O primeiro álbum de Sarah é intitulado “Basta Acreditar”, com o sucesso “O maior vilão sou eu” (115 milhões de visualizações no YouTube). No TikTok, ela tem mais de dois milhões e meio de seguidores e 27 milhões de curtidas.

    A noite de abertura, dedicada à música gospel, terá, ainda, shows de grandes bandas do gênero, como Morada, que também exibe números expressivos de audiência: são 2 milhões de ouvintes mensais no Spotify e 1 milhão e 600 mil inscritos no YouTube. O grupo já se apresentou em mais de 150 cidades e 17 países, incluindo Inglaterra, Bolívia, França e Estados Unidos.

    A Prefeitura convidou também a banda Som e Louvor, fundada na década de 80 na Igreja Assembleia de Deus de Jacundá (PA). É formada por Jedson Aguiar (vocalista e compositor), Samuel Sousa (baterista), Gabriel Sousa (acordeon), Marigeso Medeiros (baixo), Alexandre Bezerra (guitarra), Renilson Silva (percussão) e Rennan Busson (teclados). O grupo vai apresentar repertório em ritmo de forró.

     Para completar o combo tem a banda Marcados, especializada em pagode gospel e vai entoar, entre outras, músicas do DVD gravado recentemente, intitulado “Pós-Culto”. A banda é capitaneada pelo vocalista Gil Costa e suas apresentações fazem jus à sua fama de protagonizar shows alegres e dançantes.

    Domingo tem Simone Mendes

    Amanhã (3), todos os caminhos levarão à Praça Maria Aragão (Beira-Mar), que receberá a estrela Simone Mendes, uma das cantoras mais queridas do Brasil. Ela estreou oficialmente a carreira solo com o lançamento do EP “Cintilante”. As quatro primeiras canções inéditas são “Erro Gostoso”, “Dois Fugitivos”, “Arruma a Mala” e “Amnésia do Beijo”. A primeira parte do projeto inédito alcançou 21 milhões de streams no Spotify e 35,3 milhões de visualizações no YouTube. “Erro Gostoso” ultrapassou 40 milhões de acessos, atingindo o Top 20 da principal parada musical da plataforma de áudio.

    No Instagram, Simone Mendes figura no pódio das cantoras brasileiras com maior quantidade de seguidores (36,1 milhões). O sucesso se repete no TikTok, onde ela aparece entre as cantoras mais seguidas do país (14,8 milhões). Simone ainda mantém perfis no YouTube (4,67 milhões) e no Twitter (657,5 mil seguidores).

    Estrutura

    Na Praça Maria Aragão, a Prefeitura montou uma grande estrutura com palco, som, luz e telão, tudo para possibilitar mais conforto e qualidade para quem for aos shows, que serão realizados até o dia 10 de setembro. Serão oferecidos serviços de transmissão ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube, videomonitoramento, limpeza, iluminação pública e a Central de Atendimento ao Turista. Além disso, estarão presentes equipes do SAMU, Blitz Urbana, Guarda Municipal, Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.

    Agentes da SMTT, em motocicletas e viaturas, farão o controle do fluxo em torno da praça, com intervenções no trânsito, quando necessário, conforme o fluxo de veículos. Até o dia 10, haverá bloqueios com isolamento total da Avenida Beira-Mar e Rua Barão de Itapary. Os trabalhos incluem orientação de tráfego, melhoria da fluidez do trânsito, ajuda na travessia de pedestres e organização de estacionamentos.

    Frota de ônibus reforçada para atender ao público

    A partir deste sábado (2), os ônibus que fazem a rota pela Praça Maria Aragão sairão dos pontos finais às 23h com a finalidade de atender ao deslocamento do público que irá prestigiar os shows. Das 23h às 2h, haverá frota de ônibus extra no Terminal da Praia Grande, para garantir a volta para casa com tranquilidade e segurança das milhares de pessoas que devem prestigiar os shows promovidos pela Prefeitura.

    Esquenta com homenagem a Gonçalves Dias

    No esquenta realizado na sexta-feira (1º), em frente à Prefeitura, o espetáculo “São Luís em poesia, canções para Gonçalves Dias” reuniu Anastácia Lia, Fátima Passarinho, Guilherme Júnior, Ruan Duanny, Alessandro Batista, Adriana Bosaipo, Lobato e George Gomes. Cada um deles entoou uma canção diferente e, ao término, todos cantaram o hino “Louvação a São Luís”, com letra do poeta Bandeira Tribuzi.

    As apresentações eram intercaladas pela performance de um ator interpretando Gonçalves Dias, e uma atriz fazendo o papel de sua musa inspiradora, Ana Amélia. O espetáculo foi idealizado pelo secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, com direção teatral e roteiro de Tedd Mac, direção musical de Renato Serra e direção coreográfica de Thayná Matarazzo.

     “Muito feliz em cantar a nossa ancestralidade nesta festa. Muita gratidão de ser filha desta terra”, disse a cantora Anastácia Li.  “Uma satisfação muito grande cantar a nossa terra ao lado dos amigos artistas. E ainda mais enaltecer Gonçalves Dias, que é nossa referência na poesia. Este ano essa junção da poesia com a música foi perfeita. Estar ao lado de outros colegas é sempre uma satisfação, nos unindo para homenagear a nossa ilha encantada”, completou Alessandro Martins.

    O público que prestigiou o evento ficou encantado com as apresentações e o caráter poético do evento. “Você sair do trabalho na sexta-feira e chegar nesta praça para ouvir essas músicas e poesia é algo bastante agradável, ainda mais quando se fala em um presente para a nossa cidade, que é linda e merece. Que surpresa agradável”, disse Rebeca Oliveira, que trabalha no comércio da Rua Grande.

    Respostas de 6

    1. Quando terminar a temporada de festas pelo aniversário da cidade, os problemas vão ser os mesmos. A gestão Braide não paga o 13° salário dos contratados temporáriis da área da saúde porque não tem previsão orçamentária, segundo o secretário de saúde Joel Nunes, mas não deixa de ser irônico o fato de ter previsão orçamentária para cultivar a política do pão e do circo com shows milionários. A apresentação da Simone Mendes custará 580 mil reais, nada mau para ela cantar talvez 2 horas ou menos. Com este valor daria para fazer muitas coisas necessárias à cidade. Cultura faz parte da sociedade, porém há outras prioridades que deveriam ser melhor fomentadas.

      1. Enquanto isto, nós moradores do Parque Shalon estamos com quase todas as ruas do bairro esperando o asfalto novo!!! Nada contra a cultura, mas prefeitura que se preze deve tentar resolver todos os problemas de uma cidade, principalmente os de infraestrutura.

    2. Helena corajosa. Isso tinha que ser reproduzido no 3 telejornais da Mirante durante uma semana
      Parabéns Helena
      👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    3. E tem mais… no aniversário da nossa cidade, deveríamos valorizar ainda mais os artistas da terra. Temos talentosos cantores e compositores, que dariam o seu recado muito bem, homenageando a nossa cidade! Absurdo que a Prefeitura pague por apresentações caríssimas, e não valorize os nossos artistas. Realmente, absurdo! Mesmo que a cidade estivesse “nadando” em dinheiro, nada justificaria a contratação de atrações musicais de outras cidades.

    Deixe uma resposta