• Prefeitura entrega primeira etapa da reforma do Hospital da Cidade Dr. Jackson Lago

    Na data em que São Luís celebra 413 anos de fundação, a capital recebeu um presente histórico nesta segunda-feira (8). Trata-se da entrega da primeira etapa da reforma e ampliação do Hospital da Cidade Dr. Jackson Lago, antigo Socorrão II. A obra foi executada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), responsável pela humanização dos novos espaços.

    A solenidade contou com a presença da primeira-dama, Graziela Braide; da vice-prefeita, Esmênia Miranda; secretários municipais; familiares de Jackson Lago; lideranças políticas e comunitárias; profissionais de saúde; servidores; e população.

    Durante o evento, o prefeito Eduardo Braide relembrou a visita que fez ao hospital logo no início do seu mandato, em janeiro de 2021, quando decidiu que iria dedicar esforços para transformar a realidade da maior unidade de urgência e emergência do Maranhão.

    “No dia 2 de janeiro de 2021, ainda no início da gestão, eu visitei todas as dependências do antigo Socorrão II e saí de lá decidido a colocar todas as minhas energias para mudar aquela realidade. Hoje, estamos entregando um hospital transformado, moderno, humano e digno para os profissionais e pacientes”, destacou Braide.

    O prefeito também anunciou que a escolha do novo nome da unidade homenageia o ex-governador e ex-prefeito Jackson Lago, médico lembrado pelo cuidado e dedicação às pessoas. Além disso, Braide confirmou a construção da Maternidade da Cidade Operária, que se chamará Maternidade Dr. Clementino Moura, em homenagem ao médico que também marcou a história da saúde na capital.

    Estrutura moderna e atendimento humanizado

    O Hospital da Cidade Dr. Jackson Lago conta com 276 leitos, atende em média 4.000 pacientes por mês e realiza mais de 800 cirurgias mensais. Nesta primeira etapa da obra, foi entregue um pronto-socorro totalmente renovado, que dobrou a capacidade de consultórios, passando de três para seis, garantindo atendimento 24 horas em cirurgia geral, ortopedia e clínica médica.

    Entre os destaques da nova estrutura estão sala de decisão médica, com 28 pontos de cuidado; sala vermelha, equipada com recursos intensivos e 8 pontos de cuidado para pacientes graves; área de exames completa, com tomografia computadorizada, ultrassonografia, endoscopia, dois aparelhos de raio-X e laboratório de análises clínicas, todos funcionando 24 horas; centro cirúrgico duplicado, que passou de 4 para 8 salas; nova central de esterilização de materiais, com parque tecnológico renovado; espaços humanizados, incluindo sala de escuta e acolhimento às mulheres vítimas de violência e sala de acolhimento às famílias junto ao serviço social.

    “É uma transformação que não se limita à infraestrutura. Estamos mudando vidas, oferecendo dignidade para quem procura atendimento e para quem trabalha aqui. Esse hospital é um orgulho não só para São Luís, mas para todo o Maranhão”, disse o secretário de Obras, David Col Debella.

    “Este hospital é um sonho realizado para todos os profissionais que aqui trabalham e para cada paciente que chega de todas as regiões do Maranhão. Hoje entregamos uma estrutura que não deixa nada a desejar em comparação a outros hospitais”, pontuou a secretária de Saúde, Carolina Mitri.

    Já Clay Lago, esposa do ex-governador do Maranhão e ex-prefeito de São Luís, Jackson Lago, falou com gratidão da homenagem. “Jackson sempre se preocupou com os pacientes. Ele descentralizou a saúde e deixou um legado de cuidado e humanidade. Fico muito feliz por ver seu nome reconhecido neste espaço”, declarou Clay Lago, que estava acompanhada de familiares.

    Deixe uma resposta