O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) acatou a decisão do juiz Marcio Castro Brandão, da 3ª Vara Cível de São Luís, e afastou Francimar Melo do cargo de presidente do diretório estadual do Maranhão.
Em um comunicado oficial enviado ao estado na última quinta-feira (7), a executiva nacional determinou que “o Diretório Estadual do Maranhão deve, enquanto a decisão estiver em vigor, se abster de dar posse ao Senhor Francimar Monteiro de Melo como Presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores no Maranhão”.
Além disso, o diretório nacional informou que irá definir a data para a realização do segundo turno entre os candidatos Genilson Alves e Raimundo Monteiro, que foram os mais votados, após a exclusão dos votos relacionados a Francimar. O partido também anunciou sua intenção de recorrer da decisão.
Enquanto a nova liderança não é eleita, Augusto Lobato, um dos vice-presidentes do PT Maranhão, deve assumir interinamente a presidência da legenda.
A CNB, corrente do qual Francimar Melo faz parte, divulgou nota, afirmando que enquanto não há resultado do recurso, a decisão judicial deve ser cumprida.