O vereador Raimundo Penha e representantes dos moradores da região da Forquilha foram recebidos pelo secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella. Na reunião, foram apresentadas as ações emergenciais que começaram a ser realizadas pela Semosp para evitar que centenas de moradias continuem sendo alagadas durante o período chuvoso em São Luís.
O canal da Forquilha é um problema crônico que, no período chuvoso, transborda e causa o alagamento de cerca de 300 casas nos bairros Forquilha, Parque dos Sabiás, do São Bernardo e da Vila Brasil, gerando prejuízos materiais e até colocando em risco a vida das pessoas. “Desde o mandato passado, quando denunciamos que uma obra do Supermercado Mateus prejudicaria o canal, venho lutando por uma solução definitiva para esse grave problema, pois essas famílias têm suas casas invadidas pela água das chuvas e até uma criança já morreu ao cair no canal. É preciso garantir a segurança e a dignidade dessas pessoas”, destacou Raimundo Penha.
Na reunião, o secretário e técnicos da Semosp informaram que equipes do órgão estão trabalhando na desobstrução do canal na Travessa São Francisco, no bairro São Bernardo, como medida paliativa para evitar novos alagamentos. E os moradores relataram que há outras construções irregulares na área – mais especificamente nos conjuntos Gramada e Esmeralda – que precisam sofrer intervenção da Prefeitura de São Luís
“O crescimento desordenado, com a ocupação irregular do solo urbano, é uma grande preocupação para a administração municipal. Mas o prefeito Eduardo Braide está sensível a essa questão e estamos empenhados em buscar uma solução definitiva para esses alagamentos”, declarou David Col Debella.
A presidente da União de Moradores do São Bernardo, Maria de Fátima, saiu esperançosa da reunião na Semosp. “O secretário pareceu sensibilizado com a nossa situação e estamos com a expectativa de que teremos uma solução. Não temos palavras para agradecer o apoio que temos recebido do vereador Raimundo Penha em toda essa luta”, declarou ela.
Ao final da reunião, diante dos relatos dos moradores e de Raimundo Penha, o secretário disse que após o Carnaval fará um novo encontro para apresentar uma proposta de solução definitiva para o canal da Forquilha. “Estamos com a comunidade, dispostos a contribuir com a gestão municipal para resolvermos essa situação”, finalizou o vereador.