O vereador Raimundo Penha realizou o Aulão de Treinamento Funcional do Projeto SuperAção, em alusão ao Novembro Azul, campanha dedicada à conscientização sobre a prevenção e o cuidado com a saúde do homem.
O evento reuniu cerca de 40 participantes, entre homens e mulheres, que mostraram que o Novembro Azul não é uma responsabilidade apenas masculina, mas um compromisso coletivo. Muitas mulheres presentes destacaram a importância de incentivar seus maridos, filhos e familiares a cuidarem da saúde e realizarem os exames preventivos.
Durante o aulão, Raimundo Penha ressaltou a importância de fortalecer as políticas públicas voltadas à saúde do homem e reafirmou seu compromisso com a causa:
“Precisamos quebrar tabus e incentivar os homens a cuidarem de si. A prevenção salva vidas e é um ato de responsabilidade com a própria família. O Projeto SuperAção também tem esse papel: promover saúde, bem-estar e conscientização”, destacou o vereador.
Um dos participantes, José Henrique, morador do bairro Bequimão, elogiou a iniciativa e reforçou a importância do tema:
“Eu gostei muito do aulão. Superamos desafios físicos e mostramos que é muito bom participar de atividades como essa. Nosso vereador está de parabéns. Ainda existe muito preconceito entre nós, homens. O exame não tira a masculinidade de ninguém, pelo contrário, ele salva vidas. Estou no projeto há oito anos e não pretendo sair. Precisamos conscientizar mais homens a cuidarem da saúde”, afirmou.
Projeto SuperAção
Criado pelo vereador Raimundo Penha, o Projeto SuperAção é uma iniciativa que, ao longo de todo o ano, oferece atividades gratuitas de esporte, lazer, cultura e saúde para crianças, mulheres, idosos e adultos.
Atualmente, o projeto atende cerca de 1.500 pessoas em 11 bairros de São Luís, com 27 turmas regulares. Entre as atividades oferecidas estão treinamento funcional, ginástica para idosos, zumba e ritmos, ballet, ginástica rítmica e taekwondo infantil.
As aulas acontecem duas vezes por semana, de fevereiro a dezembro, promovendo qualidade de vida, bem-estar e integração comunitária.


